Jornada Internacional: Água, desenvolvimento e sustentabilidade encerra as atividades com oficinas - Unijuí

Debates, oficinas, painéis, mostra de inovações e tecnologias sustentáveis e premiação do “Projeto Ambiental, Santa Rosa Nosso Planeta”, foram as atrações da segunda edição da Jornada Internacional.

A Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade aconteceu na última semana nos dias 01, 02 e 03 de junho no Centro Cívico em Santa Rosa. Na última sexta-feira, a jornada realizou o encerramento das atividades com oficinas que debateram temáticas relacionadas ao evento. O encontro marcou também uma importante reflexão sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente 2016.

A jornada integrou durante três dias importantes debates sobre água, desenvolvimento e sustentabilidade. Na oportunidade foram realizados debates, painéis e oficinas que retrataram um produtivo diálogo sobre as águas, a forma de organização e a gestão, a fim de aproximar as ações no interesse comum da preservação e uso, para a presente e futuras gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável das pessoas e da sociedade.

Durante a abertura oficial da jornada foi realizada a assinatura do termo de cooperação entre o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – COREDES/RS e o Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas/RS, visando à conjugação de esforços em promover o desenvolvimento sustentável no âmbito da realidade socioeconômica e ambiental do Estado do Rio Grande do Sul

A edição desse ano, contemplou a premiação do “Projeto Ambiental, Santa Rosa Nosso Planeta”, em sua 4ª Edição, que foi realizado na abertura oficial da Jornada Internacional. Foram premiadas três escolas do Ensino Médio: o primeiro lugar ficou para o Instituto Federal Farroupilha (R$ 3.000,00), o segundo lugar para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), (R$ 2.500,00) e o terceiro lugar para a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste (R$ 1.500,00). O professor coordenador do Ensino Médio contemplado com um final de semana no SPA fonte Ijuí, foi Valter Senger. As escolas do Ensino Fundamental premiadas foram: primeiro lugar Escola Municipal Marquês do Herval (R$ 3.000,00), segundo lugar Escola Municipal Paul Harris (R$ 2.500,00) e o terceiro lugar Escola Estadual Tiradentes (R$ 1.500,00). O professor coordenador do Ensino Fundamental contemplado com um final de semana no SPA fonte Ijuí foi, Paula Klock.

De acordo com o Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo, Marcos Paulo Scherer, a avaliação da Jornada para a equipe do Comitê Turvo, foi de superação das expectativas. “Conseguimos uma abrangência muito superior do que esperávamos e os temas abordados deixaram todos plenamente satisfeitos com o evento. Já estamos trabalhando pela próxima edição, que estimamos desde já superar essa. Agradeço a parceria da Unijuí, Corede e Prefeitura Municipal, nessa segunda edição”.

A programação também contemplou uma Mostra de Inovações e Tecnologias Sustentáveis com a participação das empresas:  Fratelli, Cemacon, RBF, Soft Sul e Resicon.

O evento foi organizado pela UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo e Corede Fronteira Noroeste.

Crédito das Imagens: Jornalista Gérson Rodrigues.