UNIJUÍ FM ganha prêmio ambiental com o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas - Unijuí

UNIJUÍ FM ganha prêmio ambiental com o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas

Em 2016 participam do projeto da UNIJUÍ FM 12 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí e interior, totalizando 1.608 alunos e 106 professores. Estima-se que a iniciativa ainda alcance um público de 5 mil pessoas entre familiares e comunidade escolar.

O Poder Executivo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente premiaram o projeto "Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí: a preservação do meio ambiente também passa pelo rádio", realizado pela UNIJUÍ FM em 2013, 2015 e 2016. O Prêmio Ben Hur Lenz César Mafra foi entregue em cerimônia nesta sexta-feira, durante o 8º Fórum Gaúcho de Arborização Urbana, na SMMA. A UNIJUÍ FM esteve representada no evento pelo diretor Luiz Henrique Berger e pela coordenadora pedagógica Carine Prediger Da Pieve.

O projeto "Ações Sustentáveis nas Escolas" utiliza o rádio como ferramenta de educação ambiental. Alunos do pré ao 9º anos do Ensino Fundamental ouvem informações sobre sustentabilidade ao vivo na emissora, professores trabalham atividades lúdicas, de reflexão, de pesquisa interdisciplinar, e a UNIJUÍ FM confere de perto os trabalhos desenvolvidos com a realização de fotos, áudios e vídeos em que os alunos podem divulgar conhecimento, mostrar suas produções e desenvolver a expressão e comunicação oral.

Os temas ambientais trabalhados nesta edição foram: Reaproveitamento e Reutilização de materiais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro; como a natureza reaproveita os resíduos pelas bactérias e fungos; os cuidados e a preservação da água; dengue; resíduos e coleta seletiva; resíduos e reciclagem; relações e sustentabilidade para cuidar do planeta; lixo, dengue e coleta seletiva; produção de horta com verduras e chás medicinais; ambiente saudável e a qualidade de vida; preservação do meio ambiente e os cuidados dos seres humanos com o planeta; e a união entre a natureza e o homem e a importância do cuidar.

No ano passado participaram 13 escolas, 1.891 alunos, atingindo um público de 8 mil pessoas. Em 2013, o projeto piloto foi aplicado em duas escolas de Ijuí.

Para saber mais sobre o projeto, o cronograma de atividades e conferir de perto o material produzido pelas escolas, acesse o blog acoessustentaveisnasescolas.blogspot.com.br.