Palestra sobre Inclusão na Universidade abre Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Campus Ijuí - Unijuí

Evento segue até esta sexta-feira. Confira o que foi discutido na abertura e a sequencia da programação:

Teve início nesta terça-feira a Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unijuí – Sipat, com palestra sobre "Inclusão na Universidade’’, realizada pela professora e coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI), Marta Estela Borgamnn, e pelo gerente da Coordenadoria de Recursos Humanos, José Luis Bressan.

Marta mostrou uma série de números contextualizando a realidade nacional sobre a inclusão no ensino e no mercado de trabalho: no ano de 2014 (último dado disponível), foram criados mais de 23 mil novos postos de trabalho para pessoas com deficiência. Embora o número represente um avanço, as vagas ocupadas por pessoas com deficiência giram em torno de 380 mil postos, o que corresponde a 0, 77% do total de postos do país, número ainda considerado baixo, pois o Brasil possui 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, seja congênita ou adquirida, correspondendo a 24% da população brasileira.

De acordo com a professora, essa realidade vem, pouco a pouco avançando, principalmente nas últimas décadas, com a criação de leis nacionais obrigando empresas e Universidade a destinarem cotas para pessoas com deficiência.

Além disso, a realidade de pessoas com deficiência em cursos superiores é próxima aos números verificados no mercado de trabalho: com mais de 8 milhões de estudantes matriculados em instituições no país, apenas 0, 22% são pessoas com deficiência, de acordo com a professora Marta Borgamann.

Na Unijuí, de acordo com os dados do NAAI, são 25 estudantes com deficiência matriculados e 29 técnicos-administrativos e de apoio atuando na Universidade. Por isso, a Instituição possui uma equipe estruturada no Núcleo para atender esta demanda: 9 interpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma educadora especial, uma psicóloga, uma assistente social e um agente educacional.

Após a fala da professora Marta e do gerente de RH José Luís Bressan, a egressa e atual técnica de laboratório ligado ao DcVida Laura Mensch, que tem deficiência motora e o técnico-administrativo que atua na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, Cristian Rafael de Paula, que possui surdez, contaram um pouco da sua história de inclusão na Unijuí.

Programação da Sipat

17 de agosto – Salão Azul – Campus Ijuí

• 14h – Palestra   ‘’Quem ama abraça: reflexões sobre a violência nas relações familiares’’ com a professora Íris Fátima Alves Campos

18 de agosto – Salão Azul – Campus Ijuí

• 14h – Palestra ‘’Verdades e Mitos sobre a Saúde Bucal’’ com os Odontólogos SESMT/UNIJUI, Fernanda Bottega,  Tiago Szambelan Pompeo e Auxiliar em Saúde Bucal SESMT/UNIJUI, Helena Monteiro.

19 de agosto – IRDER

8h30min às 16h – Atividades orientadas. Visita a toda a estrutura, trilha ecológica, slack line, rapel, trilha cega e arvorismo com o Instrutor laboral, Júlio Suzuki, Médico Veterinário Ortiz Junior.