II Etapa do Enaced acontece na próxima semana na UNIJUÍ - Unijuí

II Etapa do Enaced acontece na próxima semana na UNIJUÍ

“A Diversidade e o Universalismo” é tema nessa edição, que estará ocorrendo no período de 22 a 26 de agosto no Campus Santa Rosa.

A segunda etapa do XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclos de Estudos da Pedagogia (ENACED) será realizado na próxima semana, no período de 22 a 26 de agosto, no Auditório Central da Unijuí Campus Santa Rosa. A temática dessa edição traz uma reflexão sobre “A Diversidade e o Universalismo”.

O objetivo do encontro é ampliar a compreensão sobre o respeito em relação à diversidade a fim de contribuir na formação de profissionais comprometidos e implicados com a busca por respostas consensuais em relação aos problemas comuns, especialmente, no universo escolar.

A programação contemplará no primeiro dia do evento o painel “Diversidade nos processos educacionais: a escola e as pedagogias do gênero e da sexualidade”, com o palestrante Fernando Seffner, professor da UFRGS. Na terça-feira, dia 23, as professoras da Unijuí, Hedi Maria Luft e Marta Estela Borgmann, estarão debatendo “A diversidade e o mundo do trabalho no currículo da educação escolar”. No dia 24, quarta-feira, “A diversidade e a cultura regional” será pauta do encontro, com os professores da Unijuí, Dinarte Belatto e Elza Maria Fonseca Falkembach. No penúltimo dia, quinta-feira, o professor da UERJ, Gaudêncio Frigotto, falará sobre “Diversidade e mundo do trabalho”. Encerrando a programação na sexta-feira, será realizado comunicações de pesquisas e relatos de experiências, além de lançamento de livros com a presença dos respectivos autores.

A primeira etapa ocorreu nos dias 09, 10, 18, 19 e 20 de maio. A programação completa e as inscrições para o XIX ENACED podem ser realizadas no Portal da Unijuí, informações complementares pelo fone 3511-5200, com o técnico administrativo Marcelo Zamin.