Enaced encerra programação na noite de sexta-feira - Unijuí

Enaced encerra programação na noite de sexta-feira

Uma semana de intensa programação movimentou a UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

Diversidade e Universalismo foi debate nesse ano do XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclos de Estudos da Pedagogia (ENACED). Foram duas etapas realizadas nos meses de maio e agosto e contou com a participação significativa de alunos da UNIJUÍ e de outras instituições, como também de professores das redes estadual, municipal e privada da região.

Durante a última semana a programação foi intensa na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. O encerramento do evento ocorreu na noite de sexta-feira, dia 26, através de comunicações de pesquisas, relatos de experiências e lançamento de livros com a presença dos respectivos autores.

De acordo com a Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Claudia Maria Seger, “Debater o tema Diversidade e Universalismo é imprescindível uma vez que o Brasil tem conquistado importantes resultados na ampliação do acesso e no exercício dos direitos, por parte de seus cidadãos. No entanto, há ainda imensos desafios a vencer, quer do ponto de vista objetivo, como a ampliação do acesso à educação básica e de nível médio, assim como do ponto de vista subjetivo, como o respeito e a valorização da diversidade. As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, como também a violência homofóbica, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira. A escola tem papel fundamental para que esta discussão motive a reflexão individual e coletiva, contribuindo na superação e eliminação de qualquer tratamento preconceituoso”.

Claudia também destaca que ações educacionais no campo da formação de profissionais são fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito. “Este ano desejamos que os profissionais da educação fortaleçam o papel que exercem de promotores da cultura de respeito à garantia dos direitos humanos, da equidade étnico-racial, de gênero, da sexualidade e da valorização da diversidade, contribuindo para que a escola seja um espaço de promoção e valorização das diversidades que enriquecem a todos”.

Para a próxima edição o tema será escolhido a partir da avaliação dos participantes e estará acontecendo em duas etapas, sendo a primeira realizada em maio e a outra em agosto.

Confira na galeria de imagens tudo que rolou durante o Enaced: