Conheça as ideias finalistas da Olimpíada Empreendedora - Unijuí

Conheça as ideias finalistas da Olimpíada Empreendedora

Final da edição 2016 da competição será realizada na noite desta sexta-feira, no Campus Ijuí.

Estudantes com ideias e vontade de empreender, seja criando um negócio ou buscando soluções para questões sociais: este foi o enredo da segunda edição da Olimpíada Empreendedora da Unijuí, que chegará ao final nesta sexta-feira, quando as equipes finalistas vão defender suas ideias para bancas de avaliação no Campus Ijuí.

Nesta edição toda a região Noroeste foi envolvida através das iniciativas propostas pelos estudantes na competição, pois o objetivo foi ampliar o Projeto aos quatro campi da Universidade – Santa Rosa, Três Passos, Panambi e Ijuí. Outra novidade foi a criação de duas categorias distintas que competiram de forma separada: Empreendedorismo em Negócios e Empreendedorismo em Soluções Sociais.

“A Olimpíada deve ser entendida como um compromisso da Universidade na formação de profissionais para além do conhecimento técnico. A sociedade exige um sujeito que tenha capacidade de resolver problemas. O empreendedor não é aquele que vai simplesmente abrir seu negócio. Dessa forma, o Projeto é um marco na formação do estudante da Unijuí na perspectiva de apoiar a formação do sujeito, este posicionamento que  é um diferencial ao mercado de trabalho”, salienta a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Evelise Berlezi.

Outra novidade foi a inserção do Poder Público no projeto: prefeitos e empresários do setor privado foram convidados para participarem das avaliações das equipes. “Trazer o poder público e o privado é buscar as experiências dos dois setores na gestão e também para mostrar para estes jovens que querem ousar e tirar ideias do papel”, complementa.

No total, foram inscritas 40 equipes na Olimpíada, oriundas dos quatro campi da Unijuí. Na primeira fase, cada equipe concorreu contra outras equipes em seu campus de origem. Após esta etapa classificatória, 12 equipes foram classificadas para a grande final desta sexta.

Confira as ideais finalistas

Premiação

Empreendedorismo em Negócio: a equipe classificada em 1º lugar será incubada por um período de 12 meses em Incubadora situada no campus de origem do Projeto. A equipe classificada em 2º lugar poderá habilitar-se à incubação, caso haja infraestrutura disponível, mediante contratos nos termos atuais.

Empreendedor em Soluções Sociais: às equipes classificadas em 1º e 2º lugares fica assegurado o apoio em termos de orientação para buscas de parceria e possibilidade para viabilizar a ideia.

Para as equipes classificadas em 1º e 2º lugares, em ambas as categorias, na fase regional, será atribuído um auxílio financeiro para fomentar a implementação de seus projetos: até o montante de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) para as equipes que se classificaram em 1º lugar. E R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para as equipes que se classificaram em 2º lugar.