Conheça as ideias vencedoras da Olimpíada Empreendedora da Unijuí - Unijuí

Conheça as ideias vencedoras da Olimpíada Empreendedora da Unijuí

Equipes de Santa Rosa venceram nas duas categorias em disputa.

Chegou ao fim a segunda edição da Olimpíada Empreendedora da Unijuí. Na noite da última sexta-feira, as 12 equipes finalistas apresentaram suas ideias em bancas avaliadoras. Após a rodada, a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlize, anunciou as propostas vencedoras.

Com a ideia de prestar agilidade e praticidade para a compra de ingressos de eventos e divulgação online, a equipe “RS Ingressos: sua alegria de forma rápida, fácil e segura”, do Campus Santa Rosa, venceu na categoria Empreendedor em Negócios. Como um dos prêmios, a equipe terá o direito de ser incubada na Criatec, incubadora de empresas da Universidade. “Participar proporcionou aos cinco integrantes do grupo uma única oportunidade, um desejo nosso: ter o nosso próprio negócio.  Todo conhecimento que absorvemos será importante de agora em diante”, observa Gracieli Fischer, integrante da ideia vencedora.

O segundo lugar na categoria Negócios ficou com a equipe “Parking@nline”, de Ijuí, que pensou a reestruturação do sistema de pagamento do estacionamento rotativo, que será online e possibilitará aos usuários (motoristas) o pagamento através do aplicativo Parking@Line. Este recurso visa proporcionar facilidade e agilidade no processo.

A edição da competição também teve disputa na categoria “Empreendedor em Soluções Sociais”, que teve como ideia vencedora “Ladrador: ONG em defesa dos direitos das crianças e dos animais”, também do Campus Santa Rosa. A ONG confeccionar roupas, camas, brinquedos e acessórios para cachorro. “A Olimpíada Empreendedora foi de grande valia: aprendemos muito juntas (a equipe), assim conseguimos com visões diferentes chegar ao propósito final, salienta Patricia Schorr”.

Nesta categoria, o segundo lugar ficou com a equipe “Recicladania: Reciclagem como instrumento de promoção da qualidade de vida, cidadania e inclusão social”, de Três Passos. A ideia é incentivar as pessoas à separarem seus lixos adequadamente, através de conscientização para que depois da separação possa ser gerado receita com a venda desse lixo produzido na região.

No total, foram inscritas 40 equipes na Olimpíada, oriundas dos quatro campi da Unijuí. Na primeira fase, cada equipe concorreu contra outras equipes em seu campus de origem. Após esta etapa classificatória, 12 equipes foram classificadas para a grande final . “A Olimpíada deve ser entendida como um compromisso da Universidade na formação de profissionais para além do conhecimento técnico. A sociedade exige um sujeito que tenha capacidade de resolver problemas”, observa a Vice-Reitora Evelise Berlezi.

Premiação

Empreendedorismo em Negócio: a equipe classificada em 1º lugar será incubada por um período de 12 meses em Incubadora situada no campus de origem do Projeto. A equipe classificada em 2º lugar poderá habilitar-se à incubação, caso haja infraestrutura disponível, mediante contratos nos termos atuais.

Empreendedor em Soluções Sociais: às equipes classificadas em 1º e 2º lugares fica assegurado o apoio em termos de orientação para buscas de parceria e possibilidade para viabilizar a ideia.

Para as equipes classificadas em 1º e 2º lugares, em ambas as categorias, na fase regional, será atribuído um auxílio financeiro para fomentar a implementação de seus projetos: até o montante de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) para as equipes que se classificaram em 1º lugar. E R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para as equipes que se classificaram em 2º lugar.

Bancas avaliadoras

Categoria: Empreendedores em Negócios