Sumô de Robôs: confira no Espaço OpenTech na ExpoIjuí/Fenadi - Unijuí

Sumô de Robôs: confira no Espaço OpenTech na ExpoIjuí/Fenadi

O desafio será realizado por alunos das escolas de Ijuí no “Robot Challenge 2016”, na terça-feira, dia 11.

Já imaginou construir um robô em que você pode controlá-lo pelo sistema Android em uma luta de sumô com outro robô?! O desafio será realizado por alunos das escolas de Ijuí no “Robot Challenge 2016”, promovido no Espaço Open Tech, durante a Expoijuí/Fenadi deste ano.

O único requisito é ser estudante do Ensino Médio e estar interessado no contato com as áreas de tecnologias, de engenharia eletroeletrônica, computação, engenharia mecânica, engenharia química, matemática e design.

Com equipes já definidas pela Unijui e as escolas de ensino médio, o desafio acontecerá no dia 11, próxima terça-feira. Foram formados 10 grupos por turno (a competição vai ocorrer nos três turnos) de três alunos, com um smartphone do Sistema Android. O professor do DCEng e coordenador do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí, Maurício de Campos, observa que a ideia é reunir os grupos para construir, a partir de um modelo base, um robô para a competição. "Os alunos vão ter que programar o robô e também programar um celular Android para controlá-lo. Cada robô poderá ser customizado, tanto no visual, quanto na sua programação, para atender aos interesses do grupo", explica.

Só então, a batalha de sumô robótica vai acontecer. A competição vai ocorrer por turnos e, o vencedor de cada turno, vai ganhar o próprio robô. Para o professor Maurício, desmistificar as engenharias é o principal objetivo do desafio: “queremos mostrar que não existem profissões estanques e que o trabalho cooperado de diversas áreas e conteúdos produz os resultados que tanto sonhamos”, observa.

*Foto ilustrativa

Sobre o Espaço OpenTech

Este ano a Expoijuí abre espaço para as novas tecnologias, inovação e o empreendedorismo, através do Espaço OpenTech. Idealizado pela comissão de inovação e tecnologia da EXPOIJUI/2016, em parceria com as demais empresas do ramo da inovação e tecnologia, o espaço tem como objetivo a exposição e negócios de novas tecnologias, além de promover debates e eventos dinâmicos e voltados à inovação e empreendedorismo com o público presente nos dias de evento.

A programação está repleta de atividades que fomentam uma visão abrangente sobre empreendedorismo e gestão, dentre os quais destacam-se o: Startup Open e Desafio de Gestão. Há também os eventos que contemplem a área da tecnologia e inovação como o PGDay Ijuí, Desafio Design Tigre, Desafio Eletrônica e Energia, Hackathon e Evento Cosplay e Gamers.

As atividades estão previstas para ocorrer de 08 a 15 de outubro, durante a ExpoIjuí/Fenadi. As portas do Espaço OpenTech serão abertas no dia 07 de outubro, com abertura oficial marcada pela presença das empresas apoiadoras, entidades e comissão organizadora.

Para mais informações e inscrição nos eventos, acesse expoijuifenadi.com.br/espaço-open-tech.