NEIDH da Unijuí discute Direitos Humanos nas Escolas - Unijuí

NEIDH da Unijuí discute Direitos Humanos nas Escolas

Cidadania e Direitos Humanos é um tema em evidência na sociedade e foi apresentado nesta sexta, 14 de outubro,  no Colégio Estadual Modelo de Ijuí por integrantes do NEIDH - Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, coordenado pela Profª Vera Raddatz.

Na oportunidade, 180 alunos do ensino fundamental acompanhados da direção e professores da Escola assistiram à palestra e interagiram com os proponentes apontando direitos e deveres dos cidadãos, a partir do quotidiano da Escola, colocando as ideias em uma balança até encontrar o equilíbrio entre direitos e deveres. Entraram em discussão também questões como liberdade, privacidade e segurança no mundo digital, cyberbullying e violência virtual. Conduziram as atividades do NEIDH, as mestrandas Tamires de Lima de Oliveira e Bianca Strücker , como palestrantes, e  Ana Lara Tondo, Juliana Santos, Bianca Strücker e o mestrando Thiago dos Santos da Silva.

Um dos objetivos do NEIDH é criar um espaço de pesquisa, estudo e reflexão sobre os direitos humanos, tendo em vista promoção da educação e informação para os direitos humanos. E durante este ano é parceiro do Projeto de Extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, da Unijuí, tendo realizado uma série de Oficinas com 21 escolas da rede pública de Ijuí e região.

Depois da palestra, a escola proporcionou aos presentes uma programação alusiva ao Dia do Professor, por meio de um programa de rádio ao vivo no pátio do Colégio Modelo, pelos microfones da “Rádio CEM -  comunicação para a diversidade”,  coordenada pela  professora Sonilda Kotlinski. A Rádio CEM – comunicação para a diversidade - foi inaugurada em 2 de julho de 2009, como proposta do Projeto Rádio na Escola, desenvolvido pelo Curso de Comunicação Social da Unijuí.

A próxima ação do NEIDH está marcada para o IV Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia, de 26 a 28 de outubro, quando fará o lançamento do NEIDH Café & Conversa – um espaço aberto a todos os interessados em conversar sobre direitos humanos. Criar um espaço de pesquisa, estudo e reflexão sobre os direitos humanos, tendo em vista promoção da educação e informação para os direitos humanos.

Acompanhe as ações do NEIDH no blog: www.neidhunijui.wordpress.com