Unijuí participa de missão de estudos do Comung no Canadá - Unijuí

Unijuí participa de missão de estudos do Comung no Canadá

Viagem foi realizada pela turma do MBA em Gestão de Instituições de Ensino.

A Unijuí foi representada por Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA da Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, Chefe de Gabinete da Reitoria, e Fabiana Simon, Coordenadora do Núcleo de Assessoramento a Projetos da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí na viagem de estudos ao Canadá da turma que participa da 3ª edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, no Módulo Internacional do Curso, realizado no Canadá, no período de 11 a 19 de outubro.

As atividades do grupo iniciaram na Universidade de Sherbrooke, com uma visita à Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde. Na mesma universidade, também foram realizadas visitas nas Faculdades de Administração e de Engenharia. Além disso, o grupo foi recebido na Prefeitura de Sherbrooke, ocasião em que puderam constatar a relevância da interação entre universidade e governo.

Em Montreal, foi realizada visita na Escola Superior de Tecnologia, onde evidenciou-se a articulação entre a teoria e a prática aplicadas nos cursos de Engenharia, a partir do desenvolvimento de projetos pelos estudantes com vistas à criação de produtos de inovação, orientados por professores pesquisadores. Percebeu-se uma forte articulação entre os programas de graduação, mestrado e doutorado.

Em Watterloo, foi visitada a Universidade de Watterloo, na qual percebeu-se que a formação é orientada para o ensino experimental, para o empreendedorismo e para a transferência de tecnologia. Os estágios acontecem em ambientes produtivos, onde são oportunizadas condições para a formação de competências do futuro profissional.

Em Hamilton, a visita foi na Universidade MacMaster, a qual tem como diretrizes a articulação entre o ensino, a pesquisa, a inovação e a internacionalização.Os acadêmicos são motivados e orientados por um modelo de ensino prático, no qual são desafiados a construir novos métodos que oportunizem as transformações e mudanças que atendam às demandas sociais e do setor produtivo.

Por fim, na Universidade de Ryerson, em Toronto, o grupo imergiu nos ambientes de convivência e de criação proporcionados aos estudantes como diferenciais no processo de ensino e aprendizagem, valorizando o potencial criativo dos acadêmicos visando a inovação.

Em todas as instituições foi possível conhecer os espaços qualificados de ensino, de pesquisa e de inovação, bem como espaços de convivência dos estudantes. Ficou evidente o reconhecimento das Universidades do Canadá como propulsoras do desenvolvimento tecnológico, econômico, social, cultural e político pela comunidade, poder público e empresas.

Na opinião das representantes da Unijuí, foi uma experiência enriquecedora, pois possibilitou o conhecimento de novas práticas e experiências, permitindo relacionar o que temos de positivo e o que podemos qualificar. O desafio que se apresenta é a efetividade da “tríplice hélice”, ou seja, a articulação entre universidade, poder público e empresa visando o desenvolvimento da comunidade.