Abertura da TEC-E-INOVA teve palestra sobre “Gestão e Inovação em Diferentes Cenários” - Unijuí

Evento segue até a próxima quinta-feira, debatendo Inovação, Tecnologia e Estratégias para o Varejo na Unijuí.

Com o objetivo de debater Inovação, Tecnologia e Estratégias para o Varejo, teve início, na noite desta segunda-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí, a 8ª edição da TEC-E-INOVA, a feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação.

“Hoje se fala muito em desenvolvimento de cidades inteligentes. Podemos caracterizar cidades inteligentes àquelas que tem o foco nas pessoas, com disponibilização de bons serviços e criação de oportunidades. E o nosso desafio é criar condições para superar as etapas do nosso próprio desenvolvimento”, salientou o Reitor da Unijuí e presidente da Feira, Martinho Luís Kelm em seu pronunciamento na abertura do evento.

O presidente do Sindilojas Noroeste, Élio João Quatrin, salientou que, diante de um cenário de crise e turbulências políticas e econômicas, é necessário que as entidades e sociedade reflitam sobre experiências exitosas de empreendedorismo. “ Estamos aqui para identificar novas oportunidades”, complementou.

Por fim, o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, observou que a Feira, desde a sua criação, vem contribuindo para as discussões e o fomento do empreendedorismo local, citando que, na última edição, em 2014, foi firmada uma carta compromisso com uma série de ações a serem colocadas em prática. “Já temos, inclusive, um projeto de educação empreendedora sendo desenvolvido nas escolas municipais”, disse.

Na abertura, ainda, os participantes foram brindados com uma apresentação do Coral da Unijuí.

Experiência em grandes eventos na palestra de abertura

Para realizar a palestra de abertura, a  organização da TEC-E-INOVA trouxe a Ijuí Ricardo Trade, Diretor de Operações do Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 e CEO da Confederação Brasileira de Voleibol, que atua no ramo esportivo a mais de duas décadas. Ele abordou o tema “Gestão e Inovação em Diferentes Cenários”.

O palestrante, que atuou na organização do Pan-americano no Rio, em 2007, na candidatura do Brasil a Copa do Mundo e posteriormente no próprio evento, em 2014 e que atualmente é um dos gestores da Comissão Brasileira de Voleibol (CBV), relatou bastidores da organização desses grandes eventos e detalhou a estrutura da CBV, hoje Vôlei Brasil, que passou, nos últimos anos, por um processo de modernização e profissionalização na gestão.

Confira um trecho da fala de Ricardo Trade em que ele fala sobre a Copa do Mundo no Brasil

Programação

A programação do evento pretende ampliar o debate e o conhecimento acerca dos modelos e estratégias de desenvolvimento de territórios a partir da constituição de ecossistemas de empreendedorismo e inovação.

O evento é uma promoção do Sindilojas Noroeste e da Unijuí, com apoio da Prefeitura de Ijuí, Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Sicredi, Badesul e BRDE.

Semana do Empreendedorismo

Juntamente com a TEC-E-INOVA, também ocorre, na Unijuí, a Semana do Empreendedorismo de Ijuí, com a temática Tecnologia e Gestão Empreendedora, a programação conta com palestras, oficinas, e debates voltados para estudantes, empresários, poder público, professores e comunidade em geral.

A Semana do Empreendedorismo é uma realização da Prefeitura de Ijuí em parceria com AGIT/Criatec, da Unijuí, Governo do Estado, ACI, Sindilojas, Sebrae e Senai.