Inovação, tecnologia e varejo foram temas da 8ª Tec-E-Inova - Unijuí

Inovação, tecnologia e varejo foram temas da 8ª Tec-E-Inova

A Feira trouxe cases de gestão nas áreas do esporte, do turismo e do comércio eletrônico, além de debater o cenário econômico e as perspectivas para o próximo ano.

O Sindilojas Noroeste, Prefeitura Municipal e a Unijuí  promoveram de segunda a quinta-feira a 8ª TEC-E-INOVA – Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, no Campus da Universidade. Com a temática “Inovação, Tecnologia e Varejo”, a Tec-E-Inova trouxe cases de gestão nas áreas do esporte, do turismo e do comércio eletrônico, além de debater o cenário econômico e as perspectivas para o próximo ano.

Além das palestras no turno da noite, foram realizadas oficinas na parte da tarde, reunindo um bom número de estudantes e empresários. A programação somou-se à Semana do Empreendedorismo de Ijuí, coordenada pelo Poder Executivo e um conjunto de entidades, que mobilizou um número expressivo de estudantes de escolas das redes municipal e estadual, participando das oficinas e da exposição de projetos executados ao longo do ano.

Na avaliação do presidente da Feira, o Reitor da Unijuí Martinho Luís Kelm, a feira sempre teve como preocupação trabalhar temas que estejam na ponta, associadas com a tecnologia, inovação e empreendedorismo. Nesta edição a temática foi aplicada ao varejo, que ele classifica como uma questão estratégica. “Discutir esta temática é uma necessidade, e, nessa linha, procuramos organizar um conjunto de atividades para auxiliar os empresários, entidades e lideranças políticas a aperfeiçoar a sua forma de interação e gestão do varejo”, salientou. O Presidente do Sindilojas Noroeste, Élio João Quatrin, também destacou que a feira cumpriu com seus objetivos, trazendo cases e oficinas em diversas áreas, incluindo o grande e inovador projeto do Sindilojas Noroeste, do Comércio Facilitado.

A 8ª Tec-E-Inova teve como apoiadores a Fecomércio RS, ACI, Badesul, BRDE, Sicredi, Radiolar e Lumion. A programação contemplou as seguintes palestras:

Segunda-feira, dia 07:

Ricardo Trade, Diretor de Operações do Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 e CEO da Confederação Brasileira de Voleibol das Olimpíadas Rio 2016, falou sobre o tema “Gestão e Inovação em Diferentes Cenários”, destacando que investir em esporte pode trazer retorno para a sociedade e a economia. Para ele, o voleibol brasileiro é um exemplo positivo de como o esporte movimenta a cadeia econômica e gera qualidade de vida para as pessoas.

Terça-feira, dia 08

O gerente de Análise Econômica do Banco Cooperativo Sicredi de Porto Alegre, Éderson Schumanski, falou sobre “Perspectivas Econômicas e Mercado de Investimentos para 2017”. Ele destacou que o fortalecimento da confiança na economia deverá inclinar parte dos consumidores e empresas a voltarem a consumir e investir, e isso deve sustentar a atividade entre o término deste ano e o início do ano que vem. Com o controle da inflação em 2017, a expectativa é que aconteça uma queda significativa da taxa de juros, incentivando as famílias a voltar a comprar bens. Também foi palestrante Diogo Paz Bier, conhecido como Mano Changes ex-deputado estadual e atual Diretor de Inovação e Sustentabilidade do Badesul, que falou sobre as linhas de atuação da agência de fomento.

Quarta-feira, dia 09

O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, trouxe a experiência do município com o turismo, falando do tema “Turismo como Negócio Sustentável”. Segundo ele, o exemplo de Gramado é de um Poder Público sempre envolvido e à frente das ações. “O Poder Público tem que ser a mola propulsora para desenvolver a atividade turística”. Gramado tem 62 anos de emancipação política e 104 anos como vila. Nessa época surgiu o primeiro hotel na cidade em função do trem que vinha de Porto Alegre e subia a serra e também porque o ar puro da Serra chamava a atenção de quem morava noutras regiões. Esses fatores, somados à visão inovadora de alguns moradores alavancaram a atividade turística, fazendo de Gramado uma referência nacional em turismo nas áreas do lazer; dos negócios – feiras e congressos; turismo esportivo; e de entretenimento, a exemplo do Natal Luz, que alavancou a atividade no período de verão.

Quinta, dia 10

O diretor da empresa WBI On Life, Paulo Kendzerski, palestrou sobre “Abordagens e Instrumentos ao Comércio Eletrônico” no encerramento da Feira. Em sua fala, destacou a importância de as empresas pensarem, planejarem e agirem de forma digital, “um caminho sem volta”, na forma de vender, comprar e se relacionar em sociedade, salientando que as empresas precisam estar onde o consumidor está. Dessa forma, ele afirma que, em breve, as estratégias digitais e empresariais de uma empresa serão uma só. Kendzerski também mostrou alguns dados relativos ao mercado de consumo digital. De acordo com ele, 90% das pesquisas na internet dizem respeito ao local, ou seja, a empresas, marcas e serviços da cidade de origem de quem faz a busca. “Isso prova que as empresas e marcas precisam estar no digital, se relacionar com o consumidor”, complementa.