UNIJUÍ Campus Santa Rosa adere a Campanha Laço Branco - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ Campus Santa Rosa adere a Campanha Laço Branco

 
 

A data 06 de dezembro é considerada o Dia nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres.

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizou uma ação alusiva ao Dia nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres, através da entrega de material informativo com relato do significado da Campanha e distribuição de pequenos laços brancos, para todos os homens da instituição, na tarde de hoje, terça-feira.

O objetivo da campanha é sensibilizar, envolver e mobilizar o público masculino para o uso do laço branco, que simboliza a não-violência de qualquer natureza contra as mulheres.

A ideia surgiu durante uma reunião realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), onde a UNIJUÍ participa mensalmente com a conselheira, professora do curso de Direito Francieli Formentini e a suplente, técnica administrativa Marisa Naujorks.

Na oportunidade foi desenvolvida uma intensa programação que está envolvendo 16 dias da Campanha Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, no município de Santa Rosa. A campanha é liderada pela Coordenadoria de Políticas para a Mulher, Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher Dirce Grösz e COMDIM.

Sobre a Campanha

O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil, pela Lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres.  O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino. 

O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign).  O movimento cresceu e hoje tem a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão da masculinidade. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência. 

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.