Mobilidade urbana! Onde estamos? - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Mobilidade urbana! Onde estamos?

 
 

A questão foi o tema da semana do Rizoma, na Unijuí FM, que debateu o assunto com convidados e especialistas no assunto.

A partir da perspectiva de Ijuí, o tema “Mobilidade Urbana” foi o destaque da semana no programa Rizoma da Unijuí FM. Com uma frota de 53 mil veículos e uma população de pouco mais de 80 mil habitantes, o município segue a regra de cidades de médio porte que viram multiplicar as questões referentes a trânsito e urbanismo provocada por uma mudança significativa no cotidiano de deslocamento de sua população.

Com um plano de mobilidade constituído durante sua gestão, o primeiro convidado do programa foi o ex-secretário Desenvolvimento Urbano Obras e Trânsito de Ijuí, atual diretor-presidente do DEMASI, Ubiratan Erthal. Ele ressaltou a complexidade do tema e o atual estágio do município no que se refere ao plano de mobilidade, com 90% das obras de curto prazo realizadas. “Ijuí chegou a ter um aumento de frota de três mil veículos por ano. Caso continuasse isso inviabilizaria o trânsito do município. Então essa é uma questão complexa e um assunto de política nacional de trânsito”.

Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo de Ijuí, Tarcísio Dorn de Oliveira, trouxe o conhecimento da área e a visão de quem morava fora e agora reside em Ijuí para falar sobre o assunto. “O que mais me incomodava e ainda talvez me incomode, e não tenho uma solução pra isso, seja a Rua do Comércio. Em momentos de pico é uma rua que fica bastante conflituosa”, ressaltou ele.

Com a experiência de dirigir um ônibus nas ruas de Ijuí, o motorista da Medianeira Transportes, José Carlos Antunes de Almeida, apontou melhorias realizadas nos últimos anos e a necessidade de uma compreensão de todos os motoristas em relação ao trânsito de Ijuí. “Foram instaladas muitas rotatórias e isso ajudou bastante. A instalação de semáforos, com três novos instalados recentemente, isso também ajuda no fluxo do trânsito. O motorista precisa entender que para atravessar a cidade você vai encontrar obstáculos”, observou.

Ida Bianchi, arquiteta urbanista da empresa Procidades Consultoria em Planejamento Urbano, de Porto Alegre, que foi uma das responsáveis pelo plano de mobilidade urbano do município enfatizou os pontos positivos e negativos de Ijuí em termos de mobilidade urbana. “Vocês tem uma situação muito positiva que é uma malha viária regular. Claro que ela tem algumas interrupções e isso é uma dificuldade. Vocês tem também o traçado da ferrovia que ele é um obstáculo. Tem todo o problema da topografia com colinas até bem acentuadas. Mas é uma cidade que tem uma boa infraestrutura que tem esse traçado xadrez que permite trabalhar de maneira positiva em Ijuí”.

Na próxima semana a Reforma da Previdência será o tema do Rizoma que vai ao ar das 9h ao meio-dia, de segunda a sexta, na Unijuí FM. Confira

 Foto: Prefeitura de Ijuí/Divulgação.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.