Universidade realiza posse da nova Reitoria - Unijuí

Universidade realiza posse da nova Reitoria

A cerimônia de posse foi realizada na tarde desta terça-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí.

“A Universidade é uma obra coletiva, em processo de construção”. Com esta colocação, a professora Cátia Maria Nehring assumiu, na tarde desta terça-feira, a Reitoria da Unijuí e a presidência da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – FIDENE. Ela recebeu o cargo do professor Martinho Luís Kelm para a gestão 2017-2019.

Como Vice-Reitora de Graduação, assumiu a professora Cristina Eliza Pozzobon, como Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, e como Vice-Reitor de Administração, o professor Dieter Rugard Siedenberg.

Além da posse da nova Reitoria e posse da nova Presidência da FIDENE, foram empossados os integrantes dos Conselhos Superiores da Fundação.

O Ato

Com a presença de autoridades públicas, representantes de entidades representativas sociais de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, cidades em que a Universidade possui campus e de Instituições que compõe o Consórcio das Universidade Comunitárias Gaúchas, o Comung, o ato iniciou com uma apresentação do Coral. Na sequência, ocorreram os atos solenes de posse.

Por fim, foram realizados os pronunciamentos, iniciando com o professor Martinho Luís Kelm, em um discurso de despedida do cargo de Reitor. Ele iniciou problematizando a situação do sistema educacional brasileiro e destacando a importância das Universidades Comunitárias em um cenário de mercantilização da educação. Também fez uma avaliação dos 12 anos em que esteve na Reitoria, seis como Vice-Reitor de Administração, e seis como Reitor, além de agradecer aos colegas de gestão, colaboradores e familiares pelo período em que esteve à frente da gestão da Unijuí.

Ao final, deixou uma mensagem para os novos membros da Reitoria: “um dos desafios é fazer com cada gestor faça com que cada técnico, docente, colaborador, encare a Instituição como um projeto de trabalho prioritário”, salientou.

Na sequência, discursaram o presidente do Comung e Reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza e o prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin.

Por fim, para encerrar a cerimônia de posse, a professora Cátia Maria Nehring fez o seu primeiro pronunciamento como Reitora. “Assumo o cargo muito feliz e muito preocupada com a responsabilidade inerente à função. A Universidade é uma obra coletiva, em processo de construção e os significativos avanços alcançados ao longo de sua história são fruto do trabalho de todos que a compõe: técnicos, professores e estudantes”, salientou.

“Na Universidade, a renovação é constante e o próprio sucesso faz emergir novos desafios. Ela deve avançar permanentemente e estar empenhada em buscar a construção de uma identidade nacional e um projeto de nação. Para fazermos a Universidade se movimentar, precisamos que todos estejam implicados no seu fazer. Por isso, defendemos, ainda na campanha, a ideia de pertencimento ao projeto da Fidene/Unijuí e por isso contamos e acreditamos em cada uma das pessoas que fazem esta Universidade”, complementou.

Após o encerramento da solenidade, o público, que lotou o Salão de Atos, pode desfrutar de um coquetel, servido no hall da Biblioteca.