Unijuí participa de debate sobre Desenvolvimento Sustentável, em Seminário voltado para as Engenharias - Unijuí

O evento, promovido pelo Sindicado dos Engenheiros do Estado, reuniu engenheiros, estudantes, empresários, professores e público em geral interessado nos debates

Desenvolvimento social e tecnológico por meio da sustentabilidade: essa foi a proposta das discussões no Seminário "Desafios do Desenvolvimento Sustentável", que aconteceu na quinta-feira, 8, em Porto Alegre.

O Seminário, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), teve a presença de diversas universidades do Estado que apresentaram, em estandes, projetos e iniciativas no âmbito da sustentabilidade. Entre elas, a Unijuí, que participou por meio do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), e foi representada por Tarso Dos Reis Fin, estudante de Engenharia Civil e integrante do Núcleo de Relacionamento com o Mercado da Unijuí.

Segundo Tarso, os debates discutiram alternativas sustentáveis para absorver os impactos do crescimento populacional e tecnológico, que afetam a sustentabilidade. Para ele, é importante a Universidade estar presente em eventos que discutam o futuro das Engenharias.

No espaço, cases sustentáveis e de sucesso foram apresentados aos engenheiros, estudantes, empresários e profissionais presentes no evento. O presidente do Senge-RS, Alexandre Wollmann, falou sobre o papel da Engenharia nessas discussões. “É mais do que hora de darmos uma guinada, de resgatarmos valores, recuperarmos danos e adotarmos posturas preventivas e de respeito à natureza e à sociedade. A Engenharia e os engenheiros têm um papel decisivo nessa caminhada”, afirmou Wollmann.

Acordo de Cooperação entre Unijuí e Senge

Neste ano de 2016, o Sindicato dos Engenheiros e a Unijuí  assinaram um Acordo de Cooperação que prevê a realização de atividades de intercâmbio técnico, científico e cultural entre as entidades, ações na área de qualificação, participação nas aulas inaugurais, semanas acadêmicas e cerimônias de formatura, convênios de descontos nas mensalidades dos cursos para os sócios-estudantes do Sindicato, oferta de estágios e oportunidade de emprego através do Conexões Engenharia, entre outras iniciativas conjuntas.