Estudantes do Ensino Médio da Escola Polivalente participam de oficina de Robótica - Unijuí

O Departamento de Engenharia da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizou 16 encontros na escola, que envolveram técnicas básicas de robótica, automação e programação de computadores.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Básico Santos Dumont – Polivalente de Santa Rosa, participaram durante todo o semestre, de 16 encontros da oficina de robótica. A organização da oficina ocorreu através do Departamento de Engenharia da UNIJUÍ, Campus Santa Rosa.

Na oportunidade os alunos do Ensino Médio aprenderam técnicas básicas de robótica, automação e programação de computadores. A oficina foi ministrada pelos professores da UNIJUÍ, Mauro Rodrigues e Ciro Reckziegel.

Os participantes eram voluntários e participavam dos encontros no turno inverso da aula, uma vez por semana. O objetivo da oficina era incentivar o aprendizado de robótica, automação e programação de computadores aos alunos do Ensino Médio, fortalecendo a relação lógica dos conteúdos desta fase colegial com a prática. Assim, criando um alicerce tecnológico que os impulsione a continuar estudando e buscando novos desafios.

De acordo com o professor Mauro os trabalhos das oficinas sempre envolviam uma atividade teórica e uma prática para aplicar o conhecimento adquirido ou vice-versa. “O trabalho muitas vezes era primeiro prático, montando um determinado equipamento ou sistema de automação, para posterior explicação do funcionamento do mesmo. Foram trabalhados sistemas de alarme residencial, automação de abertura e fechamento de portas e janelas, monitoramento de presença, medição de temperatura, entre outros”.

A oficina teve encerramento no dia 1º de dezembro, com a entrega dos certificados, emitidos em parceria com o Centro Acadêmico dos Estudantes da Engenharia Elétrica Santa Rosa (CAEGE). Também, foi realizada uma mostra dos sistemas montados pelos participantes aos alunos da 9ª série do turno da tarde, que estarão no Ensino Médio no próximo ano.

Mauro também destaca a importância desse projeto dentro das escolas. “Essa perspectiva de continuar estudando abre um novo cenário na vida de estudantes da rede pública que, por vezes, não enxergam perspectivas de continuar sua formação após o Ensino Médio”.

Para o próximo ano já está sendo cogitada a ideia de continuar o projeto na Escola Polivalente, com novos participantes e contando com o apoio dos formados neste ano, como monitores. “Assim, a multiplicação do conhecimento pode ocorrer e mais alunos podem participar e aproveitar as facilidades da robótica e automação básica”, destaca Mauro.