A força da mulher na sociedade será tema de evento no Dia Internacional da Mulher - Unijuí

O evento, que é destinado a toda a comunidade, ocorre no dia 8 de março, quarta-feira, às 14h, no Salão de Atos do Campus Ijuí. A entrada é gratuita.

A força, a luta e a coragem marcaram as conquistas históricas das mulheres. O dia 08 de março nos lembra disso e nos faz celebrar nessa data o Dia Internacional da Mulher. A Unijuí vai realizar, na data, o evento “Da luta eu não fujo – A força das mulheres na sociedade”, promovido pelo Programa Sinergia e Museu Antropológico Diretor Pestana.

Com o objetivo de valorizar o papel da mulher na sociedade o evento receberá, a partir das 14h, no Salão de Atos da Unijuí, convidados para falar de mulheres e suas lutas. Na programação, o Coletivo Sou Minha, composto por estudantes da Unijuí, fará uma apresentação lúdica abrindo a programação do dia.

Dentre outros temas que estarão em debate, a professora Joice Nielson fará a contextualização sobre gênero, feminismo e empoderamento da mulher. Segundo a professora, a reflexão sobre o que é ser mulher e sobre igualdade não diz respeito apenas as mulheres "esse é um debate que interessa a todo o ser humano que quer viver em uma sociedade mais justa". Outro destaque da programação fica por conta de depoimentos de convidadas especiais representando diversos segmentos.

O evento é destinado a toda a comunidade e faz parte do calendário de eventos do município de Ijuí. A entrada é gratuita e a participação contará pontos para o Programa Aprimora e para o Subprograma de Formação Geral de Docentes UNIJUÍ. Técnicos-administrativos da FIDENE/UNIJUÍ devem fazer a inscrição do Portal.

A programação se estende com a exposição “Da luta eu não fujo” – As trabalhadoras rurais em Ijuí", coordenada pelo Museu, no período de 06 a 10 de março, no Hall da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. Do dia 13 a 31 de março, na Sala de Exposições do Museu e, no dia 16 de março, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.

O Fórum Permanente da Mulher e Conselho Municipal da Mulher apoiam o evento.