Dia Internacional da Mulher: Unijuí esteve presente em debate realizado pela Rádio Noroeste em Santa Rosa - Unijuí

No último sábado, dia 04 de março, a Professora Dra. Joice Nielsson participou, representando o curso de Direito da UNIJUÍ, do programa Noroeste Debate, na Rádio Noroeste AM, comandado pelo jornalista Clairto Martim, juntamente com Solange Grizza - assessora de políticas para mulheres da Prefeitura de Santa Rosa, a estudante de psicologia Luciane Miranda e a professora Clarice Tomaz.

O programa debateu, durante mais de uma hora, a situação das mulheres na sociedade atual. Temas como preconceito, conquista de direitos, sobrecarga de trabalho, depressão, violência e empoderamento das mulheres, buscando refletir como os desafios enfrentados pelas mulheres cotidianamente em pleno ano de 2017.

O debate procurou trazer reflexões sobre Dia Internacional da Mulher - 08 de março. A professora da Universidade enfatizou que a superação de séculos de cultura patriarcal, que estruturou a sociedade a partir da diferenciação e hierarquização de homens e mulheres, permitindo a violência de gênero, o machismo, a dominação e o preconceito, constitui-se em uma estrutura fortemente enraizada, cuja superação demanda, igualmente, uma longa caminhada no sentido da promoção da igualdade, do respeito, de relações de equidade, que tem sido proposta pelos movimentos de mulheres.

“A discussão de tais temáticas e a promoção a igualdade entre homens e mulheres com certeza constitui-se em um tema de grande relevância, não só para as mulheres, mas para toda a sociedade”, avalia Joice.