Unijuí mantém ensino de alto nível segundo avaliação do MEC - Unijuí

Unijuí mantém ensino de alto nível segundo avaliação do MEC

Na manhã desta quarta-feira, o Ministério da Educação divulgou as notas do Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC, dois importantes indicadores de qualidade de ensino atribuídos pelo Ministério às Instituições de Ensino Superior.

O MEC atribuiu a nota 4 ao Índice Geral de Cursos – IGC, considerado muito bom, reafirmando a qualidade do ensino superior da UNIJUÍ. “Esta nota é fruto de um intenso trabalho, que busca consolidar a Universidade como referência de excelência no ensino superior, a partir dos projetos pedagógicos dos nossos cursos e da utilização de instrumentos e estratégias institucionais que garantem formação plena aos estudantes”, avalia a Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon.

A professora também observa que, na Unijuí, o estudante tem a oportunidade de vivenciar, além do ensino, a pesquisa e a extensão. “É importante salientar que os espaços de ensino da Instituição são qualificados ao aprendizado teórico-prático e nosso corpo docente é composto por profissionais de referência em suas áreas de atuação, todos estes aspectos refletem na avaliação positiva da Universidade”, acrescenta.

Também foram avaliados alguns cursos da Universidade, que obtiveram, no Conceito Preliminar de Curso – CPC, notas 3 e 4.

Conceito Preliminar de Curso

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem, e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores farão visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

O referido conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o questionário socioeconômico e do Cadastro de docentes.

Índice Geral de Cursos

O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.