Unijuí irá sediar primeira Feira de Matemática no Rio Grande do Sul - Unijuí

Unijuí irá sediar primeira Feira de Matemática no Rio Grande do Sul

As Feiras que acontecem em vários locais do Brasil, chegam ao Rio Grande do Sul por meio da Unijuí.

Nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), a Unijuí sedia uma formação que é o primeiro passo para a realização da primeira Feira de Matemática a ser realizada no Rio Grande do Sul. A abertura do evento de formação contou com a presença da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, do Secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, da Coordenadora Pedagógica Adjunta da 36ª CRE, Eveline Eberle e do Chefe do DcEEng, professor Maurício de Campos.

Marília Zabel professora de Matemática do Instituto Federal Catarinense e integrante da comissão organizadora da Rede de Feiras de Matemática, explica que essa formação é uma preparação para o evento que acontece em agosto em Ijuí. “A matemática muitas vezes assusta os alunos, mas com uma metodologia diferenciada e por meio de projetos de ensino, modelagem matemática ou jogos, é possível criar uma percepção diferente, então a Feira é uma forma de socializar boas práticas no ensino da matemática, é mostrar o que os professores estão fazendo em sala de aula para desmistificar a visão sobre essa disciplina”, destaca. Segundo ela, 75% dos trabalhos apresentados por alunos e professores na Feira ganham prêmio de destaque, os outros 25% levam para casa o prêmio de menção honrosa.

A Rede de Feiras de Matemática surgiu em Blumenau, Santa Catarina, em 1985, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática. De lá para cá a Rede já realizou, sem interrupção, cerca de 400 feiras, sendo três delas nacionais.

De acordo com o professor do curso de Matemática da Unijuí, Peterson Cleyton Avi, a partir da formação que está sendo realizada na Unijuí e que teve mais de 100 inscritos entre estudantes e professores de graduação e professores da rede privada e pública de ensino, as escolas vão começar a envolver os alunos e desenvolver seus projetos, que serão socializados na Feira, que acontece no dia 25 de agosto. “O objetivo é mostrar o que está sendo realizado no chão da escola e que, a partir disso, seja possível criar uma visão diferenciada da matemática, para que ela seja vista com bons olhos”, ressalta. A primeira Feira de Matemática do Rio Grande do Sul acontece por meio de uma parceria entre a Unijuí, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a Secretaria de Educação de Ijuí (Smed) e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).