Cetran/RS apresenta Projeto "Trânsito e a Universidade" à Unijuí - Unijuí

Cetran/RS apresenta Projeto "Trânsito e a Universidade" à Unijuí

Projeto foi apresentado na última sexta-feira e busca alternativas para melhorar a mobilidade na comunidade.

A professora Cátia Maria Nehring, Reitora da Unijuí e a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, receberam, na última sexta-feira, 10, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – Cetran/RS, Luiz Noé, para apresentação da proposta que busca, a partir deste projeto, incluir as Universidades na mobilização para um trânsito mais seguro e colocar o jovem universitário como protagonista dessas ações, além de propor uma reflexão sobre a complexidade dos problemas relativos à mobilidade.

Na reunião, Unijuí, Cetran/RS e a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro discutiram as possibilidades de contribuição da Universidade para efetivar o projeto. Algumas das pautas em discussão na conversa, foi a possibilidade de implantação do projeto, levando em consideração o grande fluxo de motoristas em horário de aula e no final de semana no campus.

Atualmente, acidentes de trânsito são os principais responsáveis por mortes de jovens entre 15 e 29 anos de idade. Segundo o projeto, o objetivo é desenvolver atividades de reflexão sobre esses dados e alternativas para a diminuição dos índices de acidentabilidade.

Estiveram presente na reunião, além de representantes da Unijuí, na pessoa da Reitora e da Vice-reitora de Graduação e do presidente da Cetran/RS, Liziane Bayer, deputada estadual que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e o vereador ijuiense Jeferson Dalla Rosa.