Confira como foi a Aula Magna: “A Universidade Brasileira: impasses e desafios” - Unijuí

Confira como foi a Aula Magna: “A Universidade Brasileira: impasses e desafios”

Dando sequência aos eventos comemorativos aos 60 anos de Ensino Superior na região, a Unijuí realizou, na tarde desta terça-feira, a Aula Magna “A Universidade Brasileira: impasses e desafios”.

As reflexões sobre o tema foram desenvolvidas pelo professor e ex-Reitor da Unijuí, Walter Frantz e pelo professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que estudou, foi professor e ocupou cargos diretivos na Unijuí. O evento teve a coordenação da Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.

Primeiro a se pronunciar, Gaudêncio Frigotto, fez uma análise do Brasil, dando especial enfoque ao século 20. Lembrou de rupturas ocasionadas por sucessivos golpes políticos e os efeitos que desencadearam na sociedade brasileira ao longo das últimas décadas. Ele também ressaltou a importância da Universidade na busca por justiça social, especialmente em épocas de crise política. “A Unijuí surgiu em um contexto em que a Universidade era constitutiva da nação, ela tinha um papel fundamental de diálogo com a sociedade, a ideia de Universidade Comunitária surge daí”, lembrou.

Logo após, o professor Walter Frantz fez a sua exposição e falou sobre concepções de Universidade, destacando a história da Unijuí desde a sua constituição. “O projeto histórico da Unijuí tem raiz no humanismo”, observou. Ele ressaltou, também, que ser professor não pode ser reproduzir conteúdo, mas alcançar a construção de sujeitos críticos. “O conhecimento deve estar comprometido com a vida em todas as suas formas e dimensões", frisou.

Confira uma galeria de fotos do evento