Doutorandos em Educação nas Ciências realizam doutorado sanduíche em Portugal - Unijuí

Doutorandos em Educação nas Ciências realizam doutorado sanduíche em Portugal

Iniciaram o doutorado sanduíche em Portugal, no mês de abril, os doutorandos do PPG em Educação nas Ciências, Eliane Gonçalves dos Santos, Marilandi Maria M. Vieira e Rudião Rafael Wisniewski. Os três estão estudando no Instituto de Educação da Universidade do Minho, na cidade de Braga – Portugal.

De acordo com a doutoranda Eliane, o Centro de Investigações e Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho – Braga/Portugal, é um centro de referência no estudo da Educação em Saúde no país, com vários projetos de âmbito nacional e internacional nessa área.

Dessa maneira, a realização do doutorado sanduíche contribuirá na sua pesquisa de doutorado, que busca compreender as implicações decorrentes de um processo formativo de professores de Ciências da Natureza, mediado pelo uso de filmes comerciais para a constituição de aprendizagens de Educação em Saúde.  O contato com professores do CIEC e da Educação Básica de Portugal a ajudará na compreensão teórica e prática do tema, tendo em vista a interação produzida noutro contexto sociocultural.

Eliane e Marilandi são orientadas pela professora Dra. Graça Simões de Carvalho e Rudião pela professora Dra. Maria de Lourdes T. Dionísio.

A pesquisa de doutorado de Marilandi trata sobre a constituição da docência na educação profissional e, no estágio científico que está desenvolvendo no CIEC da Universidade do Minho, sob a orientação da professora Dra. Graça Simões de Carvalho, está coletando dados por meio de visitas e entrevistas com diretores e professores do Instituto Politécnico da Guarda, que oferece cursos técnicos superiores, e da Escola Profissional e escolas secundárias que oferecem cursos técnicos em Braga. Na UMinho tem participado de atividades do grupo de pesquisa coordenado pela orientadora, eventos acadêmicos e sessão de defesa de tese.

O doutorando Rudião está realizando seu estágio doutoral no departamento de Ciências da Educação, onde investiga as possibilidades de ensino intermediadas pelo texto literário em cursos superiores, no âmbito português. O PDSE está contribuindo para maior qualificação da pesquisa realizada no Brasil e ampliação da bibliografia, pois o tema é pouco estudado, embora sua importância seja reconhecida e contemplada em projetos de ensino como forma de possibilitar um aluno com mais conhecimento de mundo, cuja leitura alargue a compreensão dos demais componentes curriculares dos cursos do Ensino Superior, bem como do cotidiano do aluno, possibilitando, conforme sua orientadora do IE da UMinho, Dra. Lourdes Dionísio, um “leitor cosmopolita”.