Unijuí participa de reunião da Abruc em Brasília - Unijuí

Unijuí participa de reunião da Abruc em Brasília

Na última quarta e quinta-feira, a Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, esteve em Brasília para a 34ª Assembleia Geral da Associação Brasileiras das Universidades Comunitárias (ABRUC).

O encontro reuniu representantes de 52 instituições comunitárias de educação superior em Brasília. Durante o evento, foi entregue o planejamento estratégico para os próximos cinco anos e instalada a Frente Parlamentar pela valorização da Educação Comunitária, que contou com as presenças de Parlamentares do Senado e da Câmara Federal.

Segundo a Reitora Cátia Maria Nehring, também foram debatidos temas relacionados à filantropia e a imunidade fiscal das Instituições comunitárias brasileiras. “Uma temática extremamente importante, vamos participar cada vez mais dessas discussões”.

Frente Parlamentar

Durante café da manhã, ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização da Educação Comunitária, que já conta com a adesão de mais de 200 Parlamentares, e suas primeiras atividades serão focadas no debate do Financiamento Estudantil (para além do FIES), e na Certificação CEBAS.

É uma iniciativa apoiada pelo Fórum de Presidentes das Comunitárias, formada pelas Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas - ABIEE, Associação Brasileira das Universidades Comunitárias -  ABRUC, Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - ANEC e Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG.

“Um dos focos é fortalecer o segmento, do ponto de vista interno e do ponto de vista externo. Este é um segmento que se diferencia do privado, mas que, muitas vezes, ainda é visto como privado”, disse o presidente da ABRUC e reitor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Pedro Rubens.

Participaram do ato as senadoras Ana Amélia PP/RS, Fátima Bezerra PT/RN, dos senadores Lasier Martins PSD/RS, Pedro Chaves PSC/MS, Dalírio Beber PP/SC, das Deputadas Carmen Zanotto PPS/SC, Maria do Rosário PT/RS, dos Deputados Jorginho Mello PR/SC (Presidente da Frente Parlamentar das Comunitárias), Marco Tebaldi PSDB/SC, Pedro Uczai PT/SC, Onix Lorenzoni DEM/RS, Jones Martins PMDB/RS, Hugo Leal PSB/RJ, e Reitoras e Reitores das Faculdades, Centros Universitários e Universidades Comunitárias.