Desafio PlayCOM: a criação de campanha de comunicação para uma causa social - Unijuí

Desafio PlayCOM: a criação de campanha de comunicação para uma causa social

Teve início na noite desta terça-feira o Desafio PlayCOM, destinado aos estudantes de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unijuí. O objetivo é proporcionar uma relação próxima do mercado de trabalho, por meio da competição onde os acadêmicos, organizados em equipes, terão dois dias para desenvolver uma campanha para um cliente real, vinculado a uma causa social. Os estudantes formaram 11 grupos para a competição e cada um deles terá que desenvolver uma campanha sobre prevenção e combate ao câncer, com apoio da ONCOSITE.

O evento de abertura foi realizado no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, com a presença da Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon e da chefe do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Eusélia Paveglio Vieira.

Confira uma entrevista com a professora Nilse Maldaner, uma das organizadoras do evento e fique por dentro deste Desafio:

Como surgiu a ideia do PlayCOM?

A ideia de um evento com as características do Playcom existia há algum tempo entre alguns professores. O Desafio Criativo PLAYCOM, enquanto identidade visual e nome foram propostos para os alunos da disciplina de Direção de Arte, sob minha orientação. A equipe coordenadora do evento é composta por mim e pela professora Rúbia Schwanke, com o apoio fundamental da Usina de Ideias, na qual estão diretamente envolvidas a professora Marcia Formentini e a jornalista Talita Mazzola.

Qual o objetivo do evento?

É o de possibilitar um momento de exercício prático para os alunos de comunicação, na forma de um desafio criativo, integrando ainda egressos e profissionais da área. Além disso, ressaltamos que como o desafio envolve criar uma campanha de comunicação para uma causa social, também temos como objetivo sensibilizar alunos e comunidade em torno de um tema relevante para a sociedade, dando ainda visibilidade para o Curso de Comunicação da Unijuí.

Como será a dinâmica do PlayCOM?

As equipes deverão desenvolver uma campanha para um cliente com cunho social, que nesta oportunidade será a Oncosite. O briefing será apresentado para as equipes na noite de terça-feira na abertura do evento. Eles terão, a partir daquele momento, até quinta-feira, às 21h15, para entregar a campanha para comissão organizadora. Os acadêmicos poderão participar ainda de uma visita guiada no Cacon, com objetivo de vivenciar a realidade do cliente para o qual desenvolverão a campanha.

Quando ocorre a apresentação dos trabalhos?

O evento culmina com a apresentação das campanhas, na noite de sexta-feira, dia 09 de junho. As equipes terão um tempo para apresentar os produtos desenvolvidos e serão julgadas por uma comissão formada por profissionais da área. O resultado da equipe vencedora do Júri Profissional será conhecido até as 23h de sexta-feira. As cinco melhores campanhas irão concorrer ao Júri Popular, submetendo uma das peças para votação no Blog da Usina até o dia 19 de junho, às 18h. A equipe vencedora será conhecida até as 21h do dia 19. As duas equipes vencedoras receberão a premiação na terça-feira, 20 de junho, às 21h, na sala COM 4, no Prédio da Comunicação.