Projetos da Unijuí aproximam Universidade e Escola - Unijuí

Projetos da Unijuí aproximam Universidade e Escola

Os alunos vão até a Universidade, mas a Universidade também vai até eles. Por meio dos projetos “Palestra nas Escolas” e “Bate-Papo Unijuí”, estudantes do ensino médio e técnico têm acesso a uma série de conteúdos, que contribuem inclusive com a preparação para o mercado de trabalho. O Bate-Papo Unijuí, por exemplo, levou mais de 1.300 alunos aos campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Nos espaços, os estudantes receberam do administrador e integrante da equipe de Relacionamento da Unijuí, Éder Schuinsekel, informações sobre o Enem e bolsas e financiamentos como ProUni e Fies. Além disso, o futuro profissional também entrou em pauta com dicas do gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí e consultor de carreiras, Giancarlo Bottega, sobre as tendências do mercado de trabalho. Os alunos aprovaram.

Confira imagens do Bate-Papo Unijuí:

Campus Ijuí

Campus Três Passos

Campus Panambi

Campus Santa Rosa

Palavra de quem participa - Cassiano Greter, aluno da escola Érico Veríssimo, de Três Passos, e um dos participantes do evento, considerou a iniciativa motivadora, “pois leva a realidade do mercado de trabalho para os estudantes do ensino médio”. Os professores também acompanharam os alunos e falaram sobre as ações: “Incentivamos nossos alunos a participar desses eventos para que eles conheçam as possibilidades que estão bem ao alcance deles e assim tomem as decisões mais acertadas para o futuro profissional e não deixem passar as oportunidades”, diz Berveli Fenner, professora da escola Yete, de Tuparendi. Visitas a Laboratórios dos cursos também fizeram parte do “Bate-Papo Unijuí”. Para Marjory Mayer, aluna do Colégio Evangélico Panambi, a partir do momento em que se visualiza uma área pela prática é mais fácil entender a profissão e isso ajuda muito na hora da escolha profissional. Quem também gostou de conhecer mais de perto os cursos foi a estudante Queli Nether, de Tuparendi, ela que está em dúvida entre Administração e Ciências Contábeis diz agora esperar pelo Profissional do Futuro para ter convicção sobre a profissão que vai seguir.

Palestra nas escolas - Desde 2007 a Unijuí promove o “Palestra nas Escolas”, projeto que oferta às escolas de ensino médio e técnico um conjunto de palestras e oficinas gratuitamente. Somente no ano de 2017, 2.717 alunos de 26 escolas de 15 municípios da região receberam as palestras, que abordam temas e áreas de interesse variados, desde assuntos debatidos em sala de aula até mesmo assuntos que sejam pauta do momento. Quem escolhe o tema é a própria escola. Com as palestras os estudantes podem tirar dúvidas com profissionais das diversas áreas do conhecimento, auxiliando assim sua escolha profissional, além de complementar os conhecimentos adquiridos por meio de seus professores.

Confira imagens de algumas palestras realizadas:

Todos os departamentos da Universidade se envolvem na organização e viabilização das palestras. Os principais temas abordados compreendem os cursos ofertados pela Unijuí e os programas de bolsas e benefícios oferecidos, mas também abordam outras questões como a motivação para o estudo, as carreiras mais promissoras e o mercado de trabalho.

Para solicitar uma palestra, a escola, por meio de seus coordenadores e professores, escolhe um tema de interesse e solicita o agendamento da palestra ou oficina. A partir desse momento são selecionados professores e profissionais que melhor se adaptem à solicitação.

Para agendar as palestras as escolas podem entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0692 ou pelo email estude@unijui.edu.br.

Confira as áreas das palestras: