Unijuí está entre as melhores universidades do Brasil - Unijuí

Unijuí está entre as melhores universidades do Brasil

A Unijuí está entre as melhores universidades do Brasil. De um total de 2.109 instituições de ensino superior avaliadas pelo MEC, apenas 375 estão em um grupo seleto, entre elas, a Unijuí. O Ranking foi divulgado pela Revista Exame, apoiado no Índice Geral de Cursos (IGC), de 2015, o indicador oficial de qualidade do ensino superior no Brasil.

A Unijuí é a única Universidade privada de ensino superior da região Noroeste a figurar na lista. “Esta notícia só reforça a excelência do que a Unijuí tem trabalhado e defendido em sua trajetória de 60 anos de Ensino Superior na região Noroeste gaúcha. A formação de novos profissionais, a pesquisa, a extensão desenvolvida pelos diferentes profissionais materializa esse indicador. Estamos no caminho certo e sempre buscando cada vez mais a qualificação das nossas atividades fins", avalia a Reitora Cátia Maria Nehring.

Como é feita a avaliação

Para compor a nota do IGC, o MEC utiliza a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, que diz respeito aos cursos de graduação, que é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Além disso, leva-se em conta a avaliação da média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal.

Uma instituição é considerada excelente quando atinge as faixas 4 ou 5 no IGC, que vai de 1 a 5. A Unijuí atingiu o conceito 4 nesta última avaliação nacional.