Martinho Kelm fala sobre fatos marcantes da sua gestão no Especial de 60 anos do Ensino Superior - Unijuí

À frente da reitoria da Unijuí de 2010 a 2016, o professor Martinho Luís Kelm participou do especial de 60 anos do Ensino Superior, produzido pela Rádio Unijuí FM. Os fatos marcantes da sua gestão e os desafios da educação para os próximos anos foram os assuntos abordados no programa que vai ao ar às quartas e sábados, 9h30.

Para o professor Martinho não houve um grande fato, mas um conjunto de fatores e a mudança de cultura organizacional durante o período em que foi reitor e que ele sintetiza em uma frase. “A nobreza do nosso propósito não é suficiente para garantir a nossa sustentabilidade”. Ele frisa, no entanto, que isso não quer dizer que gestões anteriores a dele não tinham preocupação com a sustentabilidade, “óbvio que tinham”. O que muda, segundo ele, é que talvez essa preocupação passa a acontecer num aspecto micro dentro da instituição, de uma forma mais intensa. “Cada projeto que é apresentado tem-se uma grande preocupação para além do impacto social que pode gerar, que é modo que nós vamos viabilizar ele dentro da instituição”, afirma.

Segundo o ex-reitor, não há autonomia universitária sem equilíbrio financeiro. “Me parece que caminhamos nesta linha, conseguimos dentro desse contexto reposicionar a Universidade de modo que ela possa pensar novos projetos sem estar demasiadamente pressionada por essa questão financeira”, destaca o professor Martinho, já projetando a sustentabilidade financeira como o grande desafio do Ensino Superior, de forma a gerar um impacto social que ele denomina como “transformador em termos de sociedade, de região e de um processo de desenvolvimento que tenha como referência pessoas”.

Confira a entrevista na íntegra:

Nesta quarta-feira quem participa do especial de 60 anos do Ensino Superior o ex-reitor Gilmar Antônio Bedin, gestor da Unijuí entre 2005 e 2010. Será nesta quarta-feira, 9h30, com reprise no sábado, no mesmo horário.