Gilmar Bedin avalia período em que foi Reitor da Universidade - Unijuí

Gilmar Bedin avalia período em que foi Reitor da Universidade

Com uma trajetória extensa na Universidade, somando 26 anos, e tendo vivido também a experiência como Vice-Reitor, o professor Gilmar Antonio Bedin foi quem deu continuidade ao especial da Unijuí FM que traz os ex-Reitores e ex-presidentes da Fidene para falar da experiência na Reitoria e também dos desafios que serão vivenciados pela instituição nos próximos anos. Objetivo e enfático no seu posicionamento, o professor evidenciou nas questões propostas a forma como administrou a instituição e o seu pensamento acerca do futuro do Ensino Superior na região.

Reitor da Unijuí de 2005 a 2010, o professor relembra sua trajetória dando ênfase à necessidade de reposicionamento da instituição vivenciada durante sua gestão.  “Vivemos o desafio de como reposicionar estrategicamente a universidade depois de um período longo de crescimento e que quando olhamos para o futuro percebemos claramente que teríamos menos alunos”, salientou ele, ponderando ainda sobre momentos de tensão vividos, como por exemplo a eleição para reitoria com duas chapas concorrendo e de mudanças necessárias que foram feitas.

O professor também fez sua análise sobre o futuro, traçando os desafios que devem ser enfrentados pela instituição. “O maior desafio é nosso em relação a nós mesmos. Como de fato vamos conseguir, olhando para o futuro, manter o que historicamente foi nosso diferencial, ou seja, de ser uma instituição democrática, aberta, baseada em muitos valores dos franciscanos, e penso aqui notadamente nas primeiras gerações de professores. Como de fato ter uma instituição, autoridades, que consigam dialogar com a comunidade? Hoje a democracia passa por uma crise mundial e ela também, obviamente, perpassa aqui pela instituição. Acho que se nós conseguirmos garantir isso nós teremos um longo futuro pela frente. O risco então é mais interno do que propriamente externo. No aspecto externo está mais ou menos consolidada como uma instituição média, mas acho que não está tão claro como vamos nos relacionar conosco mesmo e como vamos tomar as decisões”, explicou.

Nesta quarta-feira,19 quem participa do especial de 60 anos do Ensino Superior é a professora e ex-Reitora da Unijuí, Eronita Silva Barcelos. Será nesta quarta-feira, 9h30, com reprise no sábado, no mesmo horário.