Professor Walter Frantz é o entrevistado no especial com ex-reitores e presidentes da FIDENE - Unijuí

Seguindo o roteiro de entrevistas no especial que traz os ex-reitores da UNIJUÍ e presidentes da FIDENE, a UNIJUÍ FM ouviu o professor Walter Frantz, Reitor da UNIJUÍ de abril de 1993 a dezembro de 1998. Assim como nas entrevistas anteriores, o professor foi questionado sobre os fatos marcantes da sua gestão e também sobre a forma que projeta os próximos anos do Ensino Superior na Universidade.

O processo de regionalização e a busca de recursos foi a tônica do professor sobre os desafios da sua gestão. “A primeira coisa que estava posta para a nossa gestão era a questão da regionalização, que já havia sido iniciada, mas faltava ainda a própria legalização do processo. E em alguns meses nós conseguimos concluir esse processo. Mas isso significou também um grande desafio para buscar recurso. Fizemos um projeto grande, para época, que era a obtenção de recursos do BNDES. Fomos a primeira universidade brasileira a conseguir isso”, lembrou o professor.

Quanto aos desafios sobre o futuro da universidade e do Ensino Superior na região, o ex-reitor apontou o fator da sustentabilidade como o principal a ser enfrentado pela atual e futuras gestões. “Olhando para o presente a gente já pode ler o que nos espera no futuro. Uma das questões marcantes, olhando para esta trajetória dos 60 anos, foi a questão da sustentabilidade. Eu acho que vai ser assim nos próximos 60 anos. Como sustentar uma universidade que tem este projeto, que não é econômico, no sentido de fazer da educação uma mercadoria, e também não é um projeto de universidade em que o Estado tenha que financiar os recursos para viabiliza-lo”, analisou Frantz.

A próxima entrevista que será veiculada na quarta-feira, 2,  é a do professor Telmo Rudi Frantz.