Simpósio vai discutir os efeitos da violência de estado sobre os sujeitos - Unijuí

Simpósio vai discutir os efeitos da violência de estado sobre os sujeitos

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí vai receber o Simpósio "O Sujeito Diante da Violência". As palestras e atividades vão discutir temas sobre a violência e os Direitos Humanos.

De acordo com a professora Íris Campos (DHE), uma das organizadoras do evento, o Simpósio busca colocar em discussão os efeitos da violência de estado sobre os sujeitos. "O sujeito que conhece a história, não a repete", observa.

O simpósio é destinado aos estudantes dos cursos de graduação e à comunidade em geral. Entre os destaques da programação, o testemunho de Ana Caracoche, madre da Praça de Maio, movimento que denuncia a violência da Ditadura Militar da Argentina.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo Portal da Unijuí. A taxa de inscrição para estudantes é de R$ 50,00. Demais participantes R$ 70,00. O evento será transmitido para o campus de Santa Rosa e Três Passos, para participar da transmissão a taxa é de R$ 30,00.

Os dois dias de evento são uma preparação para a Conversa Pública, que será realizada no dia 23 de setembro, momento em que a comunidade poderá ouvir e contribuir com testemunhos sobre o tema. Essa atividade é organizada pelo grupo Clínicas do Testemunho, da Comissão Nacional de Anistia.

São realizadores do evento: Curso de Psicologia, Curso de História e demais licenciaturas do DHE, Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências e o Mestrado em Direitos Humanos, com o apoio do Sinpro/Noroeste, Cia Cadagy Unijuí, Coral Unijuí, Unijuí FM e Coletivo Textura.