Em busca do futuro: parabéns, estudantes! - Unijuí

Em busca do futuro: parabéns, estudantes!

“Ser estudante é pensar que cada dia é uma caminhada, e que fico mais próximo dos meus objetivos”, diz Leonardo Scherer, estudante do 2º ano do Ensino Médio na EFA. A frase de alguém que, em breve, deverá estar cursando uma graduação, contém uma boa definição: estudante é aquele que está construindo o próprio futuro.

Neste dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, uma data muito significativa para a Fidene e todas as suas mantidas, que há 60 anos formam profissionais e cidadãos em diferentes áreas do conhecimento. “Ser estudante é ser protagonista do seu percurso, colocar-se ativamente na aprendizagem. Buscamos conferir aos nossos estudantes competência técnica, crítica, reflexiva e empreendedora, por isso, quero parabenizar a todos os nossos estudantes por este dia e por estarem fazendo a sua formação profissional na melhor Universidade Comunitária do interior do Rio Grande do Sul”, observa a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí Cristina Pozzobon.

A Instituição oportuniza estudo em todo os níveis, da Educação infantil ao Doutorado, sendo que a Graduação é a que mais movimenta, em números, os estudantes da região. “Para cursar a Graduação precisei mudar totalmente minha rotina, sair da minha zona de conforto, ir atrás do conteúdo, viver isso foi muito bom e diferente do Ensino Médio. Cada aula é uma nova experiência”, observa Larissa Berwanger, estudante de Jornalismo.

Para muitos dos estudantes da Unijuí, nos quatro Campi, é necessário conciliar trabalho e estudo, rotina que exige ainda mais do universitário. “Vivencio a Universidade de uma forma mais intensa, chego de manhã para trabalhar e saio só no fim da noite, após a aula. Sei que esse esforço vai compensar para o meu futuro”, relata Gabriela Mattner, técnica-administrativa da Unijuí e estudante de Psicologia.

Tem quem venha de muito longe em busca do sonho, e, apesar de viver e estudar em uma cultura diferente, se adaptou e segue tocando em frente os estudos. “Ser estudante é aprender a construir o meu futuro”, define Job Malanga Mafuco, intercambista, natural da Angola, que cursa Ciência Contábeis na Universidade.

Você sabia?

A data foi instituída ainda no Império, por decreto de Dom Pedro I, e coincide com a criação das primeiras Faculdades brasileiras, por volta de 1827.