Criatec/UNIJUÍ é a primeira incubadora da Fronteira Noroeste credenciada - Unijuí

Criatec/UNIJUÍ é a primeira incubadora da Fronteira Noroeste credenciada

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí campus Santa Rosa, passa a fazer parte do grupo de 18 incubadoras credenciadas junto a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), do Rio Grande do Sul, no âmbito do programa RS TECNÓPOLE.

O programa tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação através da articulação de atores das Universidades, dos Setores Produtivos e do Poder Público, em todas as regiões do Estado. Com isso, visa fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo, oportunizar o desenvolvimento regional, impulsionar os habitats de inovação e constituir uma rede estadual de parques científicos e tecnológicos, respeitando as características regionais, estimulando os setores estratégicos e valorizando o potencial humano existente no Estado.

O parecer técnico e jurídico da Secretaria foi expedido em junho porém a publicação no Diário Oficial da União aconteceu na quinta-feira, dia 10 de agosto. Os requisitos para credenciamento estão definidos no decreto 49354/2012.

Com o credenciamento, a Criatec torna-se a primeira incubadora da região Fronteira Noroeste a fazer parte do sistema de inovação do Estado cumprindo as exigências da Secretaria como, por exemplo, possuir duas empresas graduadas e quatro empresas incubadas, ter estrutura física individual e coletiva para uso das empresas, ter um modelo institucional e disponibilizar serviços de apoio aos negócios.

Para o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, a conquista do credenciamento foi fruto do resultado de muito trabalho e empenho da equipe que atuou neste projeto. “Com certeza, agora outras conquistas virão, com vistas a ampliação das atividades, o que possibilita expandir principalmente o número de empresas, gerando para os jovens da região novas oportunidades de negócio”, destaca.

O credenciamento habilitou a incubadora para concorrer aos editais da Secretaria. Um projeto foi submetido no âmbito do edital 03/2017 que busca apoio para investimento em melhoria da infraestrutura física e tecnológica no valor de R$ 300 mil reais, mais contrapartida econômica da Universidade.

No projeto, a ideia é viabilizar três novos ambientes, que serão utilizados tanto para as empresas incubadas, quanto para os estudantes da Unijuí. São eles: um auditório de palestras e reuniões; um espaço de co-working; e um laboratório de prototipagem e testes, local para realização de testes e produção de protótipos dos produtos desenvolvidos pelas empresas incubadas, o qual contemplará uma impressora e scanner 3D, além de outros equipamentos de última geração.

Publicação no Diário Oficial da União