Tese de doutorado de egresso da Unijuí é premiada pela AEERJ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Tese de doutorado de egresso da Unijuí é premiada pela AEERJ

A cada três anos a Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ) premia a melhor tese de doutorado em Engenharia Civil das Universidades cariocas. Neste ano, o 1º lugar ficou com Dimas Rambo, egresso do curso de Engenharia Civil da Unijuí.

        

Dimas desenvolveu o estudo a partir de um problema de engenharia. Segundo ele, a ideia inicial era desenvolver um compósito cimentício capaz de resistir ao fogo e altas temperaturas. Ao mesmo tempo, este material deveria controlar a fissuração oriunda do processo de degradação térmica sem perder seu desempenho à tração. 

Com o objetivo traçado, ele e seus orientadores foram à pesquisa. “A ideia mais aceita foi a de combinar concreto refratário com reforço têxtil (até então pouco utilizado no Brasil).  O resultado foi a criação do TRC (Textile reinforced concrete), o qual apresentou propriedades muito interessantes quando submetidos a ambientes de elevada temperatura” explica Dimas. 

Os resultados da pesquisa geraram várias publicações internacionais, que acabaram se tornando capítulos da tese. Trechos do trabalho principal também foram apresentados em três congressos internacionais, dois na Alemanha e um em São Paulo. 

Dimas iniciou sua vida de pesquisador, ainda na graduação, enquanto bolsista PET da Unijuí. “Adorava frequentar o laboratório. Como não havia grande quantidade de alunos na época, tínhamos grande liberdade para fazer pesquisa. Logo me identifiquei com a pesquisa e com um empurrãozinho do então professor Luciano Pivoto Specht, decidi me inscrever para 4 programas de mestrado”, conta. 

Foi aceito em três deles e optou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje, Dimas mora no centro de São Paulo, no bairro Bela Vista, com a esposa à espera de um bebê. Faz pós-doutorado na USP e, ao mesmo tempo, leciona na Universidade São Judas Tadeu. Para ele, os anos passados na Unijuí nunca saíram da memória. “Sem dúvidas, me sentiria muito confortável em retornar como professor nesta importante instituição do Sul do Brasil”. 

O prêmio é concedido aos autores das três melhores teses de doutorado e das três melhores dissertações de mestrado em Engenharia Civil de universidades do estado desde 1999. A cerimônia que premiou Dimas aconteceu no dia 30 de agosto.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.