Enaced realiza segunda etapa do evento durante essa semana - Unijuí

Enaced realiza segunda etapa do evento durante essa semana

O XX Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia (Enaced) está realizando durante essa semana, a segunda etapa do evento, que conta com a temática: “Cidadania, esperança, mudança. Qual educação é possível?”. Uma semana dedicada a palestras, painéis, oficinas e apresentações artísticas, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

A noite de segunda-feira, dia 11, contemplou a retrospectiva de 20 anos de Enaced na UNIJUÍ. Na oportunidade também ocorreu o relato de experiência da Escola Municipal Ensino Fundamental Duque de Caxias, onde foi destacado o projeto Plantando Ideias.

De acordo com a Coordenadora do curso de Pedagogia e do XX Enaced, professora Claudia Maria Seger, o Enaced é um evento que oportuniza, anualmente, a reflexão, o debate e a discussão sobre temáticas relevantes no campo da educação. “A Universidade prepara e qualifica recursos humanos para atuar no campo da educação escolar, em todas as redes de ensino. A interação dos acadêmicos das licenciaturas com professores favorece a relação teoria prática propiciando o intercâmbio de atividades e a troca de ideias. Por esta razão fundamental, escolhemos para 2017, ano em que temos a 20ª edição, como temática norteadora dos debates e estudos a questão da cidadania, entendendo a necessidade de aprofundar práticas de esperança a fim de favorecer a mudança necessária tornando a educação a possibilidade de uma sociedade mais humana e humanizada”.

A programação do Enaced segue na noite de terça-feira, dia 12, com a palestra “Qual escola escolhemos ter no século XXI?”, com o palestrante Felipe Diesel, diretor da Escola Hey Peppers.

No dia 13 a programação acontecerá nos três turnos e envolverá as comemorações do dia da Normalista. Na parte da manhã o professor Arnaldo Nogaro, da URI – Erechim, palestrará sobre “A esperança e a docência”. Nos turnos da tarde e noite acontecerão comunicações de pesquisas e relatos de experiências.

Na quinta-feira, dia 14, pela parte da manhã ocorre o painel “As políticas públicas de formação docente e a mediação de conflitos”, com as professoras do curso de Direito Fernanda Serrer Scherer e Francieli Formentini. O painel estará ocorrendo no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú, em Santa Rosa. Pela parte da noite a programação segue nas salas de aula do Campus da UNIJUÍ, com diversas oficinas.

No último dia do evento, sexta-feira, o professor Roque Strieder da UNOESC – SC, estará palestrando sobre “Educação, esperança e formação docente”, no auditório do campus Santa Rosa. A programação contemplará em todos os dias de evento, apresentações artísticas.

A terceira etapa do Enaced terá como destaque a palestra de Leonardo Boff, “Ética e Sustentabilidade”, que será realizada no Centro Cívico, em Santa Rosa.