Projeto Prematuros realizará atividade em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade - Unijuí

O Dia Mundial da Prematuridade acontece em 17 de novembro e para marcar a data, o Projeto de Pesquisa Institucional: Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Neuropsicomotor em Prematuros (Projeto Prematuros), realiza uma atividade cultural na Praça da República, em Ijuí, para toda a comunidade no dia 18 de novembro.

Esta atividade objetiva conscientizar a população a respeito da temática. No mundo, cerca de 10% dos bebês nascem prematuros (antes de 37 semanas de gestação). No Brasil cerca de 300 mil partos por ano acontecem de forma prematura. Em Ijuí, no ano de 2016, 8.9% dos bebês nasceram prematuros.

Na manhã do dia 18 de novembro, será desenvolvida atividade de conscientização em um momento cultural para a comunidade na Praça da República juntamente com a equipe da UTI neonatal do HCI, Unimed e Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo Comitê Materno Infantil.

Participam da atividade o Departamento de Ciências da Vida com os cursos de Fisioterapia, representado pela professora Simone Zeni Strassburger, coordenadora do projeto, de Enfermagem com as professoras Joseila Sonego Gomes e Angélica Cembranel Lorenzoni e curso de Nutrição, com as professoras Pâmela Fantinel Ferreira e Aline Dutra Madalozzo, bolsistas e estudantes, pais e bebês que participam do projeto.

O Projeto Prematuros existe desde 2016 com o objetivo principal de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês prematuros após a alta da UTI neonatal até os 3 anos de vida. Atualmente, o projeto conta com a participação de 67 famílias, algumas somente em avaliação e outras com o trabalho da estimulação precoce que também faz parte do projeto em forma de extensão universitária. Tanto o projeto como o evento contam com o apoio da ONG prematuridade.com da Associação Brasileira de Pais de Bebês Prematuros.