Programa Institucional de Avaliação da Unijuí avalia sua atuação junto à comunidade externa, nas cidades de seus campi - Unijuí

No contexto das políticas públicas de educação superior, o estabelecimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes requer das universidades o olhar do todo institucional. O Sinaes engloba a avaliação institucional (interna e externa), avaliação dos cursos de graduação e o Enade, coordenada/acompanhada pelo Ministério da Educação. A avaliação interna é coordenada pela CPA – Comissão Própria de Avaliação.

O programa institucional de avaliação conta com a participação de todos os segmentos da comunidade interna e externa; processos, instrumentos e períodos de aplicação regulamentados pelas políticas do MEC e da Unijuí. Neste ano, a CPA está desenvolvendo processos avaliativos com os segmentos da comunidade externa e dos estudantes.

Com a intenção de buscar elementos e parâmetros para verificar em que dimensão a Unijuí é avaliada e reconhecida como uma instituição que promove o desenvolvimento regional pela educação, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, no período de 16 de outubro a 17 de novembro de 2017, está realizando Pesquisa de Imagem junto à comunidade externa para avaliar a imagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - Unijuí e a importância da sua atuação no desenvolvimento regional.

A pesquisa está sendo aplicada nas cidades de seus campi, ou seja,Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. A metodologia utilizada se classifica como aplicada descritiva e de levantamento ou survey, com coleta de dados por intermédio de questionário composto de questões com alternativas pré-estruturadas e perguntas em aberto. A amostra é não probabilística, classificada como de conveniência e de adesão, pois os respondentes deverão se prontificar a participar da pesquisa. O questionário está sendo encaminhado a diferentes segmentos sociais, como: órgãos públicos, empresariais, educacionais, conselhos de classe, associações; cooperativas; dentre outros.

Quem desejar responder, pode acessar o questionário por meio do link: bit.ly/PesquisaDeImagemUnijuí.

Na visão da professora Cátia Maria Nehring, Reitora da Unijuí, "a comunicação e a avaliação da sociedade é uma preocupação permanente e tem como referência o fortalecimento do projeto de universidade comunitária. As políticas de avaliação, através de ações específicas, buscam interagir de forma efetiva com os diferentes segmentos sociais para compreender suas demandas e materializar as mesmas em projetos de pesquisa, de extensão e na formação acadêmica profissional, em nível de graduação, cursos de aperfeiçoamento, lato sensu, mestrado e doutorado, que impactem no desenvolvimento regional e na formação de seus estudantes com espírito crítico, humanista e empreendedor".