MEC reafirma o conceito de excelência da Unijuí em avaliação - Unijuí

MEC reafirma o conceito de excelência da Unijuí em avaliação

Mais uma vez a Unijuí é conceituada com nota de excelência pelo Ministério da Educação – MEC em suas avaliações. O Ministério divulgou, nesta sexta-feira, as notas do Conceito Preliminar de Curso - CPC e do Índice Geral de Cursos – IGC, dois importantes indicadores de qualidade de ensino atribuídos pelo Ministério às Instituições de Ensino Superior.

O MEC atribuiu a nota 4 ao Índice Geral de Cursos – IGC, considerado muito bom, reafirmando a qualidade do ensino superior da UNIJUÍ. “O resultado segue consolidando a Universidade como uma instituição referência em ensino superior no Estado. Isso é fruto de um intenso trabalho coletivo pela execução dos projetos pedagógicos dos nossos cursos e pela utilização de instrumentos e estratégias institucionais que garantam formação plena aos estudantes”, avalia a Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon.

Para chegar ao conceito, alguns cursos da Universidade também foram avaliados. No Conceito Preliminar de Curso – CPC, esses cursos atingiram notas 3 e 4, consideradas muito boas:

- Agronomia - 4

- Educação Física Bacharelado Ijuí - 4

- Educação Física Bacharelado Santa Rosa - 3

- Enfermagem - 3

- Estética e cosmética - 3

- Farmácia - 4

- Fisioterapia - 4

- Medicina veterinária - 3

- Nutrição - 4

Conceito Preliminar de Curso: O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. O referido conceito é composto por diferentes variáveis, extraídas dos resultados da avaliação de desempenho dos estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o questionário socioeconômico e o cadastro de docentes.

Índice Geral de Cursos: Para calcular o IGC, o instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC.