Participação dos estudantes da UNIJUÍ define emendas aos municípios de Santa Rosa e Ijuí - Unijuí

A UNIJUÍ esteve fortemente engajada nas últimas semanas através dos estudantes, apoiando o projeto “TU DECIDE”.  O Deputado Federal João Derly (REDE-RS), lançou uma plataforma que buscou democratizar a participação popular no seu mandato.

O principal objetivo do desenvolvimento do projeto “Tu Decide”, foi dar acesso a comunidade em geral, nas decisões referentes a distribuição de emendas parlamentares. E principalmente, interagir com o deputado federal, em relação às questões pertinentes para a localidade de cada um. A partir de uma votação que pôde ser feita tanto por um aplicativo de celular ou ainda através do site, todo cidadão pôde elencar suas prioridades quando se tratou dos temas da sua cidade.

Os votantes puderam escolher áreas prioritárias em seus municípios, como saúde e educação, e também necessidades mais específicas, como a aquisição de novas viaturas para a segurança ou a restauração de escolas. Em Santa Rosa e Ijuí a participação dos estudantes foi fundamental para a definição das emendas aos municípios, que serão contemplados na área do esporte.

Segundo o Deputado Federal as emendas já estão sendo encaminhadas e cadastradas juntamente ao governo federal. “Os trâmites burocráticos são o próximo passo para que os municípios possam receber os investimentos o mais rápido possível. Existe todo o processo de inserção em sistema, projeção e execução que pode demorar mais ou menos, de acordo com a demanda e os documentos necessários para a celeridade ao processo. Não existe uma previsão exata para que o pagamento das emendas possa ser feito, mas é possível que a partir do segundo semestre já haja pagamento para o início das obras”, ressalta João Derly.

Para o Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus Santa Rosa, Huirlis Reis, a expressiva participação dos estudantes demonstrou a importância dessa emenda para o município. “Estamos muito felizes pelo resultado alcançado e queremos agradecer aos estudantes e a comunidade que participaram dessa votação. Foram vários dias de trabalho mobilizando e conscientizando sobre a importância dessa emenda para o município. Quando recebemos esse desafio não sabíamos se iriamos conseguir, mas toda a equipe do DCE trabalhou muito e conseguimos alcançar o objetivo, atingindo o primeiro lugar, com a maior expressão de votos em Santa Rosa. Ficamos muito surpresos com o resultado da votação”, destacou o Presidente do DCE.