Cursos de Jornalismo e Publicidade lançam novos Laboratórios - Unijuí

Cursos de Jornalismo e Publicidade lançam novos Laboratórios

Na quarta-feira, 21 de março, acontece o lançamento dos novos espaços de Laboratórios dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento tem início às 19h30, no Prédio da Comunicação, e é organizado pela coordenação dos cursos com apoio da Usina de Ideias. Conforme a coordenadora dos cursos, Rúbia Beatriz Schwanke, esta integração dos laboratórios em um único espaço permitirá, tanto para alunos quanto para professores e funcionários, uma maior interação entre diferentes ambientes e conhecimentos específicos que se cruzam no exercício da profissão, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

“O curso de Comunicação Social, ao longo dos seus 23 anos de existência, sempre teve uma trajetória marcada pela busca constante atualização e adequação de seus espaços para a formação de profissionais qualificados visando atender as expectativas e necessidades do mercado de trabalho. Neste sentido, no ano de 2017 foi dada sequência as tratativas para as reformas do Prédio de Comunicação junto a Reitoria, de forma a construir um local que acomodasse os quatro laboratórios dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Laboratórios de Fotografia, de Áudio, de Vídeo e Agência Experimental Usina de Ideias”, destaca Rúbia e acrescenta que “a expectativa do corpo docente e dos funcionários do curso é imensa. Estamos todos trabalhando para oferecer a melhor experiência acadêmica aos nossos alunos, com espaços qualificados e tecnologia de ponta. O reflexo deste investimento terá grande impacto na formação profissional dos nossos egressos”.

O evento de inauguração terá quatro ambientes de mini oficinas realizadas dentro dos novos espaços e ministradas pelos egressos que estão atuando no mercado de trabalho. A ideia é que as oficinas com os profissionais aproximem os alunos, por meio de uma conversa informal e atividades de interação, da realidade que enfrentarão no mercado. No Laboratório de Vídeo, a mini oficina será com o repórter da RBS TV Gabriel Garcia e o mestrando em Comunicação da UFSM, Leonardo Mello. Na Agência Experimental Usina de Ideias, a mini oficina fica por conta da Publicitária da Coordenadoria de Marketing da Unijuí Amanda Ritter e da Jornalista e coordenadora da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer.

No Laboratório de Áudio o jornalista João Pedro Van Der Sand e Publicitário Gilmar Laurindo organizarão uma atividade de interação com os alunos. Por fim, a mini oficina do Laboratório de Fotografia será ministrada pelo Jornalista Fernando Goettems da Coordenadoria de Marketing da Unijuí e pelos Publicitários e proprietários do Mr. Bunny Fotografia, Tuane Seifried e Thiarlon Ferreira. A programação conta ainda com uma mostra cultural de fotos, vídeos, produções acadêmicas, espaço de descontração com música, pipoca, café e chá, e muito mais.