Monitoria: um trabalho de colaboração entre estudantes e professores - Unijuí

Monitoria: um trabalho de colaboração entre estudantes e professores

Você já pensou em ser um monitor? Ou melhor, você já precisou de uma ajudinha com o conteúdo daquela aula complicada? A monitoria tem como objetivo auxiliar os estudantes, é uma atividade técnica, didática e pedagógica que auxilia as atividades de ensino, exercida de forma voluntária e gratuita por estudante regularmente matriculado na UNIJUÍ.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Direito do Campus Santa Rosa, Francieli Formentini, a monitoria é um qualificado espaço de aprendizado e de formação acadêmica, pois permite que o monitor vivencie um contato diferenciado com a sala de aula, desenvolvendo novas competências e conhecimentos. Além disso, a partir do envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem possibilita o compartilhamento de conhecimento entre os mesmos.

Para a estudante do curso de Direito do 9º semestre, Anaísa Rambo, a monitoria foi de suma importância no seu aprendizado, pois adquiriu mais conhecimento em relação ao conteúdo. Também vivenciou a realidade do que é ser um professor, assim como teve o privilégio de auxiliar nas preparações das aulas.

“O meu maior aprendizado na monitoria foi a troca de conhecimento com os professores e alunos. Tive a oportunidade de ter o contato com alunos, auxiliando na formação dos trabalhos, agregando valor e conhecimento ao meu dia a dia. É satisfatório poder aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas durante este período de monitoria, pois oferece um novo olhar para o futuro, através da construção de um novo projeto de vida e uma futura carreira na área”, destacou Anaísa.

As inscrições estão abertas para os interessados em serem monitores nas disciplinas do Curso de Direito da UNIJUÍ. O edital está disponível no Portal do Aluno/Comunidade – “Direito UNIJUÍ Campus Santa Rosa”.