Hospital Veterinário: cinco anos de atendimento à comunidade - Unijuí

Hospital Veterinário: cinco anos de atendimento à comunidade

No dia 05 de abril de 2013, em solenidade, era inaugurado o Hospital Veterinário da Unijuí. Espaço para atendimento da comunidade e também lugar para os estudantes de Medicina Veterinária aprenderem, na prática, com monitoria de professores e profissionais da área. Passados cinco anos, a Universidade e a comunidade têm muito a comemorar, pois neste período, por exemplo, já foram realizados mais de 19 mil procedimentos entre cirurgias e consultas, além de milhares de exames e atendimentos de vários tipos.

“O Hospital Veterinário é de fundamental importância na formação profissional do médico veterinário da Unijuí, pois nele o estudante tem a oportunidade de aprimorar os conhecimentos teórico-prático adquiridos ao longo do curso”, observa a coordenadora clínica do Hospital, professora Cristiane Teichmann.

O importante papel de atendimento à comunidade contribui para propiciar o bem-estar animal, assim como para prevenir a transmissão de doenças entre os animais e o homem. “Dessa forma, o Hospital vem se configurando como uma referência para a Região Noroeste do Estado no tratamento de cães e gatos”, complementa a professora.

Na foto acima, o ato de inauguração do Hospital Veterinário, realizado em 2013

Tipos de atendimento realizados

Acadêmico

- Realizado por Médico Veterinário, professor e por estudantes do Curso de Medicina Veterinária, conforme agenda de aulas de cada semestre;

- Realizado exclusivamente mediante agendamento;

- Não incluem atendimento de urgência, emergência e internação;

- Os custos serão através da cobrança de uma taxa administrativa;

Particular

- Realizado por Médico Veterinário contratado;

- Realizados por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e de sábados das 8h às 16h;

- Incluem atendimentos de urgência, emergência, internação e cirurgias especializadas;

- Os custos seguem os valores regulares de mercado.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 19h e de sábados das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone: (55) 3332-0653

Investimento

O complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para completar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado.

Os investimentos em obras e construções foram realizados com recursos próprios da Universidade no valor de R$ 1.746.519,50 e a aquisição de equipamentos contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do repasse de recursos via Prefeitura Municipal de Ijuí, por aprovação da Bancada Federal Gaúcha, no valor de R$ 1.060.440,10, totalizando R$ 2.806.959,60.