Coleta de Sementes e Produção de Mudas nativas é tema de curso no IRDeR - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Coleta de Sementes e Produção de Mudas nativas é tema de curso no IRDeR

Agricultores, comunidades indígenas e membros de instituições ligadas a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado – SEMA/RS, participam do Curso de Coleta de Sementes e de Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas em Viveiros Artesanais, promovido pela Embrapa, SEMA/RS e Unijuí, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural - IRDeR.

O evento, que acontece em dois dias, na terça-feira, 11, e nesta quarta-feira, 12, faz parte de uma das atividades do Projeto Valorização e restauração da vegetação nativa na região Noroeste do Rio Grande do Sul: apoio à coleta de sementes, à produção de mudas e à formação de viveiros comunitários (Embrapa, Fapeg e Enel).

De acordo com a coordenadora do projeto e pesquisadora da Embrapa, Letícia Penno, o momento é de compartilhar conhecimento “A grande expectativa é o intercâmbio. O conteúdo é uma parte, mas vai mais além”, comenta.

Ao todo, o evento terá 10 horas de conteúdo teórico e 6 horas de conteúdo prático, sendo ofertado em três módulos: I) Aspectos legais da coleta de sementes e da produção de mudas; II) Coleta e Manejo de Sementes; III) Produção de mudas de espécies florestais.

Com a transferência de tecnologia, a expectativa é contribuição com a restauração florestal, a conservação da biodiversidade e a formação de sistemas de produção sustentáveis (Sistemas Agroflorestais).

São apoiadores do projeto Enel/Cien de Energias Renováveis, Fapeg (Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal), SEMA/RS, Emater, Arede (Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa), Cooperfamiliar (Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Tenente Portela), MPA (Movimento de Pequenos Agricultores), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.