Unijuí trabalha intensamente para a implantação do curso de Medicina em Ijuí - Unijuí

Unijuí trabalha intensamente para a implantação do curso de Medicina em Ijuí

A Unijuí está trabalhando intensamente para a implantação do curso de Medicina em Ijuí. O Núcleo Docente Estruturante do curso se reúne semanalmente para discutir a formação dos profissionais de medicina na Universidade, bem como os detalhes finais do edital de implantação. Para isso, também já foram realizadas  agendas com o poder público e visitas em instituições comunitárias que já implantaram o curso no Estado.

Com a finalidade de se preparar para a visita do Ministério da Educação (MEC) em Ijuí, na manhã de quinta-feira, dia 5 de abril, ocorreu, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a primeira reunião oficial entre a SMS e representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina da Unijuí. Os médicos Jorge Brust, João Carlos Lisboa e o chefe do Departamento Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí, Márcio Junior Strassburger, integrantes do NDE participaram da reunião.

A previsão é de que o MEC venha realizar as vistorias ainda no primeiro semestre de 2018, sem uma data definida. Novas agendas entre Unijuí e Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí serão realizadas antes da visita oficial do Ministério.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, Cristina Pozzobon, as atividades são importantes para o andamento da implantação do curso. “Temos acompanhado atentamente todo o processo de preparação institucional para a visita in loco, que resultará na autorização do Vestibular para o curso de Medicina na Unijuí. Estamos articulando e promovendo a Formação Pedagógica Docente para os professores envolvidos no curso e prestando o suporte necessário para as atividades que estão sendo desenvolvidas no âmbito do NDE e DCVida”, observa.

Conhecendo estruturas

Uma equipe formada por membros da Vice-Reitoria de Graduação, do Departamento de Ciências da Vida, chefia de departamento, professores do Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional, integrantes do Núcleo Docente Estruturante do curso  e o engenheiro civil da Unijuí, estiveram, nos meses de março e abril, visitando os Cursos de Medicina das Universidades Comunitárias Univates, Feevale e Unisc, com o objetivo de conhecer a estrutura e funcionamento dos respectivos cursos e fazer uma interlocução com as experiências destas Universidades.

Foram recepcionados pelos respectivos coordenadores dos Cursos e professores das IES, que os acompanharam na visita aos diferentes espaços institucionais, interagindo sobre os diferentes aspectos relacionados ao ensino em Medicina.

As visitas foram avaliadas de forma muito positiva pelo grupo, que vem trabalhando nas dimensões didático-pedagógica, de corpo docente, de estrutura física e infraestrutura na Universidade, tendo em vista a visita da comissão do MEC para fins de autorização do início do Curso de Medicina na Unijuí.

A Unijuí já possui uma boa infraestrutura e um planejamento para a implantação do curso com qualidade, dentro das normas e diretrizes estabelecidas para os cursos de Medicina, essa troca de experiências ajuda o processo e será continuada.

Encontro em Panambi

Ainda no fim de 2017, a Reitoria da Unijuí também esteve reunida com a direção Hospital Panambi, com quem a Universidade possui convênio firmado, e o Poder Público de Panambi. O objetivo do encontro foi para estreitar a relação e traçar o plano de implantação do curso de Medicina na Unijuí e falar sobre novas possibilidades e a continuidade de estágios e práticas formativas da graduação na área da saúde a partir da rede pública municipal de atenção à saúde.