Representantes da UNIJUÍ participam de Encontro do PAIUNG - Unijuí

Representantes da UNIJUÍ participam de Encontro do PAIUNG

A UNIJUÍ esteve representada no Encontro do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias Gaúchas – PAIUNG, que aconteceu no dia 18 de abril, na UPF, em Passo Fundo, pela coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa e a Procuradora Institucional, Cristiane Villa. O objetivo do evento foi promover estudo e discussões das novas legislações que regulamentam a Educação Superior do Brasil.

Integram o PAIUNG representantes de 15 instituições que compõem o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Paiung/Comung).

Na ocasião, o coordenador e vice-coordenadora (gestão 2016-2017) do PAIUNG, Charles Ricardo Alves, da UNISC e Magna Dalla Rosa, da UNIJUÍ empossaram os professores Fabiano Chiesa, da UPF e Denizar Melo, da PUCRS como coordenador e vice-coordenador, respectivamente, do Programa para a condução das atividades por dois anos.

Na sequência, a professora Daniela Araújo, Coordenadora da Divisão de Graduação da UPF, falou sobre as Perspectivas dos Novos Instrumentos de Avaliação dos Cursos de Graduação, com ênfase no Instrumento de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de cursos de graduação.

No debate evidenciou-se a necessidade de estudo detalhado destas novas regulamentações, uma vez que irão demandar revisão de processos, instrumentos e dinâmicas de trabalho. O grupo do PAIUNG, fórum de debate das comunitárias gaúchas, definiu um cronograma de eventos, no ano de 2018, para o aprofundamento desta pauta.

Segundo Magna, a reunião foi positiva e o desafio que se impõe ao PAIUNG é o desenvolvimento de ações conjuntas entre as IES comunitárias gaúchas para estudos que auxiliem as IES na compreensão e implementação de ações que busquem alinhar o planejamento, a execução e a avaliação de forma cíclica nas IES, visando à excelência acadêmica.