CPA entrega Relatório de Autoavaliação Institucional à Reitoria da Unijuí - Unijuí

CPA entrega Relatório de Autoavaliação Institucional à Reitoria da Unijuí

No dia 28 de março de 2018 a UNIJUÍ postou no sistema e-MEC o Relatório Integral de Autoavaliação Institucional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, o qual apresenta os processos e resultados das avaliações realizadas no contexto da autoavaliação institucional, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA e da avaliação externa regulada pelo Ministério da Educação – MEC relativa ao ano de 2017 e uma análise global do ciclo avaliativo 2015-2017, conforme o fluxo avaliativo da UNIJUÍ.

Este relatório é organizado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem a responsabilidade de sistematizar os processos e os resultados da autoavaliação institucional na UNIJUÍ, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2015-2019. O mesmo tem o objetivo de demonstrar a efetividade e acompanhamento de ações relativas às prioridades elencadas para 2017, as potencialidades, as fragilidades (questões a serem melhoradas) e os indicativos de prioridades para 2018.

No decorrer do mês de abril, representantes da CPA reuniram-se com a Reitora e os Vice-Reitores Cristina Pozzobon, de Graduação, Fernando González, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Dieter Siedenberg, de Administração para entrega e discussão das questões apontadas no referido documento.

Nas palavras da professora Cátia Nehring, Reitora da UNIJUÍ, este relatório demonstra que a Avaliação Institucional da Universidade vem qualificando os processos, instrumentos e divulgação dos resultados para que estes se consolidem como uma ferramenta de gestão em todas as unidades acadêmicas e administrativas. A regulação pelo MEC e pela CAPES, na UNIJUÍ, é subsidiada pelos resultados avaliativos dos processos de avaliação interna e externa da Instituição.

A Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon destaca que os resultados dos subprogramas do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ (Autoavaliação Docente, Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes e Avaliação pelo Comitê Gestor do Departamento), alinhados com os resultados da avaliação externa realizada pelo MEC (ENADE, CPC e IGC), vêm qualificando as políticas e ações no âmbito das questões acadêmicas para a constante qualificação da aprendizagem dos estudantes.

Da mesma forma, o professor Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão entende que este documento se constitui em uma ferramenta importante para a tomada de decisão, indicando para o desenvolvimento de um sistema que articule os processos de avaliação e planejamento da Universidade, permitindo que o sistema se retroalimente.

O professor Dieter Siedenberg, Vice-Reitor de Administração, na conversa com a CPA enfatizou que as prioridades elencadas no Relatório de Autoavaliação Institucional são a base para a elaboração do Orçamento Programa da Universidade e auxiliam a Vice-Reitoria na definição de prioridades, a partir do contexto institucional e externo.

Na leitura da coordenação da CPA, Magna Dalla Rosa e professora Patricia Spilimbergo, este relatório evidencia que a articulação da Autoavaliação Institucional com a Avaliação Externa tem demonstrado uma evolução institucional, quer seja na implantação de políticas, processos e ações, conforme pode ser conferido nos conceitos positivos obtidos nos indicadores do IGC e CPC dos Cursos nos últimos três anos, bem como os bons conceitos obtidos pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu avaliadospela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Assim, o desafio que se impõe é a socialização, discussão e apropriação do conteúdo deste documento por gestores, professores e estudantes, para a busca da excelência acadêmica. Acesso ao Relatório www.unijui.edu.br/cpa.