Fenii 2018: Instituição esteve presente com ações em diversas áreas - Unijuí

Fenii 2018: Instituição esteve presente com ações em diversas áreas

A Fidene/Unijuí esteve presente na 10ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii) com uma programação voltada aos negócios, por meio da Incubadora de Empresas e Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), e com ações culturais, promovidas pelo Museu Antropológico Diretor Pestana. A Universidade também realizou, pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, um torneio de tiro de laço.

A Unijuí marcou presença no evento de abertura da 1ª Feimóveis Negócios Imobiliários, com a participação da Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, na mesa do ato oficial. Evento específico do setor imobiliário ijuiense, promovido pela Associação das Empresas Imobiliárias e Corretores de Imóveis de Ijuí (Aeii), em parceria com o Poder Público Municipal, a primeira edição da Feira de Negócios Imobiliários (Feimóveis) teve o objetivo de promover o setor da construção civil e fomentar a realização de negócios, integrando, num mesmo espaço, empresas imobiliárias, construtoras, instituições financeiras, serviço público, áreas de design e tecnologia. Estudantes de Design da Unijuí já haviam elaborado, ainda em 2017, a identidade visual, sinalização básica e a questão estrutural da Feira.

Negócios

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) promoveu workshops de capacitação para empreendedores e o tradicional Café Tecnológico, em parceria com a Prefeitura de Ijuí, compartilhando conhecimentos e metodologias para os negócios. Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, o Café tem como objetivo homenagear as empresas parceiras na realização das 10 edições da FENII. “Esse reconhecimento tem sua amplitude marcada pela participação na feira e pela contribuição com o desenvolvimento econômico do município de Ijuí”, comenta Maria Odete.

Taça Universitária

A Pista de Rodeios do Parque de Exposições Wanderley Burmann recebeu, no sábado, 28, a 2ª Taça Universitária de Laço Comprido. O evento foi promovido pelos Centros Acadêmicos dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Mega Rodeio, no Youtube.

De acordo com o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia, Diego Moraes, o objetivo do evento, além de promover e incentivar a prática do esporte, teve o objetivo de integrar os cursos. “O objetivo da taça é integrar os cursos e demonstrar, na prática, o bem-estar animal”, comenta.

A entrega da premiação, que totalizou R$ 2,5 mil, foi realizada na noite de sábado, com os seguintes vencedores:

Força B

1º lugar: Adriel Carnelutti

2º Lugar: Roberto Dieckel

3º Lugar: Orestes Cabeleira

Força A

1º Lugar: Kelvin Bastiani

2º Lugar: Mateus Rosseti

3º Lugar: Cícero Cunha

Feminino

1º Lugar: Franciele Azambuja

2º Lugar: Eduarda Donadel

Exposição

Durante a Feira, o Museu Antropológico Diretor Pestana esteve presente com a exposição "Memória Ferroviária de Ijuí. A mostra, que foi realizada no ano de 2011 para celebrar os 100 anos da viação férrea em Ijuí, agora se apresenta no aspecto itinerante e busca mostrar a chegada do ramal da viação férrea como forma de integração e desenvolvimento para Ijuí. A exposição mostra, por meio de fotografias, notícias de jornais e relatórios do período, como aconteceu a construção da malha ferroviária, a chegada do trem em Ijuí (1911) e as transformações realizadas por ele, tanto no aspecto social, quanto econômico.