UNIJUÍ debate as perspectivas do mercado da soja durante a Fenasoja 2018 - Unijuí

UNIJUÍ debate as perspectivas do mercado da soja durante a Fenasoja 2018

A UNIJUÍ realizou debate sobre a Perspectiva do Mercado da Soja diante da atual Conjuntura Política e Econômica Brasileira, na manhã dessa quinta-feira, dia 03, no estande da Rádio Noroeste, na Feira Nacional da Soja (Fenasoja), por meio do programa Noroeste Repórter, com o locutor Zelindo Cancian.

Na oportunidade participaram do debate o Economista e Professor da UNIJUÍ, Argemiro Luis Brum, o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, o Presidente da Cotrirosa, Eduino Wilkomm e os produtores rurais Anacleto Luiz Giovelli e Valmiro Coletto.

O debate trouxe questões relacionadas à situação da produção e consumo mundial da soja, comportamento das cotações na Bolsa de Chicago, realidade do mercado brasileiro da soja, papel do câmbio na formação do preço da soja, tendência deste mercado para os meses futuros e como a crise econômica global e brasileira influenciam no mercado da soja.

O economista destacou a importância do tema para o debate. “A soja é o carro chefe da economia brasileira, ela representa em valores o primeiro lugar no Brasil, deixando para traz o minério de ferro, as carnes e outros produtos que movimentam a economia. Para a nossa região, a soja é uma das principais movimentações econômicas, dessa forma esse debate é fundamental para contribuirmos com o nosso conhecimento aos envolvidos na cadeia da soja”, finaliza Argemiro.

Ações desenvolvidas pela Universidade durante a Fenasoja

A UNIJUÍ também esteve realizando diversas ações no estande da Universidade. O curso de Engenharia Elétrica realizou atividades com o robô nos dias 02 e 03 de maio. O robô possui tecnologia capaz de reconhecer faces, conversar com pessoas e ser operacionalizado a uma distância de até 600 metros. A tecnologia está circulando pela Fenasoja.

Os visitantes que passarem pelo estande da Universidade também poderão conhecer os serviços e produtos que a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) está expondo por meio de suas empresas incubadas. Ações envolvendo interação através da cabine fotográfica e entrega de brindes, foram algumas atrações realizadas no dia 01 de maio.

Na quarta-feira, dia 02, ocorreu o circuito cooperativo, que teve como objetivo promover e divulgar o cooperativismo através de experiências exitosas de cooperativas participantes da Fenasoja. Esta iniciativa em cooperação com as cooperativas e o Sistema Ocergs/Sescoop/RS esteve em consonância com os as linhas de formação superior e de pós-graduação, do projeto de pesquisa em Gestão de Cooperativas e demais iniciativas de fomento à educação cooperativa, integração, valorização e divulgação das experiências cooperativas.

O Circuito Cooperativo também contemplou reunião conjunta sobre as práticas de educação cooperativa em desenvolvimento no noroeste gaúcho, com participação da Universidade, apoio do sistema Ocergs/Sescoop/RS e Lançamento do Projeto “Rede de Educação Cooperativa e Pesquisa sobre Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento no Território Missioneiro Trinacional Brasil, Paraguai e Argentina”.

A UNIJUÍ também participou do Hackathon Agro, no final de semana, durante a programação da Fenasoja 2018. Foram 24 horas de muito trabalho, pesquisa e dedicação. O foco era a resolução de problemas referentes ao agronegócio. Além da equipe de competidores da Universidade, o curso de Educação Física do campus Santa Rosa realizou aula laboral com os 150 participantes.

A UNIJUÍ está expondo no Pavilhão 12, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. A Fenasoja acontece até domingo, dia 06 de maio.