Educação física e Arte: uma experiência interdisciplinar - Unijuí

Educação física e Arte: uma experiência interdisciplinar

Na EFA, as diferentes linguagens conversam entre si, construindo relações pautadas no desejo, sentidos e significados que propícia interação com o mundo vivido e seu movimento! Foi assim, que os saberes da Arte e da Educação Física realizaram na última semana em uma Aula no Campus. Nesta tarde, os alunos da turma B51 e B41acompanhados das professoras Vivian Lunardi, Eduarda Burckardt, Sonia Kinalski e Zaida Sacon, realizam na pista de atletismo  a vivência de modalidades de corridas. Num segundo momento os alunos do B51 com base nos estudos deste ano realizaram lançamento de dardos, disco e peso, provas também do atletismo. Já os alunos da turma B41 aproveitaram o momento dos seus estudos, para demonstrar e desenvolver diferentes elementos da visualidade por meio da observação dos movimentos e produção de um Flip Book. Este termo compreende um livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que vão variando gradualmente, de página para página, dando a ilusão de movimento. Deste modo, quando passadas rapidamente, as imagens do livro parecem animadas.

A culminância deste trabalho poderá ser apreciada por meio destas produções em que uma turma foi objeto de estudo de outra, mas que ambas em suas respectivas linguagens conseguiram fazer uso de conceitos primordiais para este nível/série. Segundo a professora Vivian, ambas as áreas visam a aprendizagem que no contexto escolar atual, estuda-se, analisa-se, reflete-se e se propõe, com base em ações concretas, temas com relação, sentido e significado. Os componentes de Educação Física e Artes, visam o exercício destas práticas, oferecendo recursos para que as crianças criem suas próprias maneiras de se expressar e compreendam o mundo que as cerca.